Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Daniela Braga de-
dc.date.accessioned2023-10-17T17:25:15Z-
dc.date.available2023-10-17T17:25:15Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationPAULA, Daniela Braga de. Entre a teoria e a prática: as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e metodologias ativas na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG (2020-2022) . 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39288-
dc.description.abstractThis study presents the result of a survey carried out with elementary school teachers from the municipal education of Uberlândia/MG, located in Triângulo Mineiro, which sought to identify what conception they had about active methodologies and blended learning. In addition, it aimed to know the reality of four schools regarding the use of technological resources (tablets, computers, cell phones and others) to improve teaching and student learning. As a theoretical framework, this research was based on the concepts of protagonism and student autonomy from Dewey (1979); Vigotski (2001, 2009) and Freire (2021). The concepts and discussions regarding active methodologies and blended learning were based on studies by Valente; Almeida (2011), Horn; Staker (2015) and Moran; Bacich (2018). The methodology was based on the assumptions of mixed methods approaches and a bibliographic study , through a case study. The data was colected from semi-structured questionnaires and it was used Laurence Bardin’s Content Analysis (1977) as an analysis technique. The results showed that the researched teachers perceive the concepts of blended learning and active methodologies according to the theoretical basis of the mentioned authors, but they still maintain teaching methodologies centered on the teacher due to the difficulty of accessing and using devices and digital technology in their pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectensino híbridopt_BR
dc.subjectprotagonismo estudantilpt_BR
dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjectblended learningpt_BR
dc.subjectstudent protagonismpt_BR
dc.subjectdigital technologiept_BR
dc.titleEntre a teoria e a prática: as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e metodologias ativas na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG (2020-2022)pt_BR
dc.title.alternativeBetween theory and practice: teachers’ perceptions about blended learning and active methodologies in Uberlândi-MG public schools (2020-2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239652570307384pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Camila Rezende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171862210300955pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Jane Maria dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034791367733866pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2176005255525533pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com docentes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Uberlândia/MG, localizada no Triângulo Mineiro (Brasil), que buscou identificar qual concepção eles tinham sobre metodologias ativas e ensino híbrido. Além disso, objetivou conhecer a realidade de quatro escolas da rede municipal com relação à utilização de recursos tecnológicos (tablets, computadores, celulares e outros) para o aprimoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. Como referencial teórico, essa pesquisa apoiou-se nas concepções de protagonismo e autonomia do estudante por meio de Dewey (1979), Vigotski (2001, 2009) e Freire (2021). Os conceitos e discussões a respeito de metodologias ativas e ensino híbrido embasaram-se nos estudos de Valente; Almeida (2011), Horn; Staker (2015) e Moran; Bacich (2018). A metodologia fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa quali-quantitativa, de caráter bibliográfico, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários semiestruturados e como técnica de análise utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Os resultados mostraram que os docentes pesquisados percebem os conceitos de ensino híbrido e metodologias ativas conforme o embasamento teórico dos autores mencionados, porém mantém metodologias de ensino centradas no professor devido à dificuldade de acesso e utilização de dispositivos e da tecnologia digital em sua prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.475pt_BR
dc.orcid.putcode144701663-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino, aprendizagem e tecnologias - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino híbrido - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoEscolas municipais - Uberlândia (MG)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreTeoriaPrática.pdfDissertação1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.