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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-5571-2675
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
Autor(es): Garcia, Lívia Lima
Primeiro orientador: Silva, Cirlei Evangelista
Primeiro membro da banca: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Segundo membro da banca: Vieira, Nágilla Regina Saraiva
Resumo: Este estudo, realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, se propõe a discutir a atuação de professores da Educação Infantil, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a Psicologia Escolar e Educacional. Assim, tem como objetivo geral: investigar quais foram as transformações vivenciadas pelos professores da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19, bem como as contribuições que a Psicologia Escolar e Educacional poderia lhes oferecer frente a este cenário. E como objetivos específicos: identificar quais foram as mudanças vivenciadas pelos professores da Educação Infantil diante da transição do ensino presencial para o ensino remoto; destacar quais os impactos destas mudanças na prática pedagógica e no cotidiano desses profissionais; descrever as angústias e os dilemas enfrentados pelos profissionais durante a pandemia; verificar como eles lidam com os desafios propostos por este cenário atípico; e, por fim, apontar quais seriam as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional aos professores da Educação Infantil neste contexto. Os resultados apontaram que: o cenário da Educação teve mudanças no enfrentamento da pandemia do Covid-19, dentre estas, destacam-se o fechamento das escolas e a transição do ensino presencial para o ensino remoto, demandando a adaptação dos professores ao modelo. Assim, a falta de formação desses profissionais para o uso de tecnologias na realização das atividades não presenciais, e o sentimento exacerbado de ansiedade e sobrecarga no trabalho, foram salientados em pesquisas. Desse modo, a Psicologia Escolar e Educacional ressalta a necessidade de realizar um trabalho em conjunto com a comunidade escolar, utilizando recursos tecnológicos e repensando sua atuação para que possa atender às demandas educacionais advindas do contexto atual. Concluindo, acredita-se ser necessário aprofundar as discussões acerca da prática do psicólogo escolar e do professor da Educação Infantil nesse período de pandemia e pós pandemia para que novos estudos, saberes e práticas possam ser construídos e socializados, visando favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
Palavras-chave: Professores da Educação Infantil
Pandemia do Covid-19
Psicologia Escolar e Educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959
Data de defesa: 23-Fev-2021
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