Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-5571-2675 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
| Autor: | Garcia, Lívia Lima |
| Primer orientador: | Silva, Cirlei Evangelista |
| Primer miembro de la banca: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
| Segundo miembro de la banca: | Vieira, Nágilla Regina Saraiva |
| Resumen: | Este estudo, realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, se propõe a discutir a atuação de professores da Educação Infantil, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a Psicologia Escolar e Educacional. Assim, tem como objetivo geral: investigar quais foram as transformações vivenciadas pelos professores da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19, bem como as contribuições que a Psicologia Escolar e Educacional poderia lhes oferecer frente a este cenário. E como objetivos específicos: identificar quais foram as mudanças vivenciadas pelos professores da Educação Infantil diante da transição do ensino presencial para o ensino remoto; destacar quais os impactos destas mudanças na prática pedagógica e no cotidiano desses profissionais; descrever as angústias e os dilemas enfrentados pelos profissionais durante a pandemia; verificar como eles lidam com os desafios propostos por este cenário atípico; e, por fim, apontar quais seriam as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional aos professores da Educação Infantil neste contexto. Os resultados apontaram que: o cenário da Educação teve mudanças no enfrentamento da pandemia do Covid-19, dentre estas, destacam-se o fechamento das escolas e a transição do ensino presencial para o ensino remoto, demandando a adaptação dos professores ao modelo. Assim, a falta de formação desses profissionais para o uso de tecnologias na realização das atividades não presenciais, e o sentimento exacerbado de ansiedade e sobrecarga no trabalho, foram salientados em pesquisas. Desse modo, a Psicologia Escolar e Educacional ressalta a necessidade de realizar um trabalho em conjunto com a comunidade escolar, utilizando recursos tecnológicos e repensando sua atuação para que possa atender às demandas educacionais advindas do contexto atual. Concluindo, acredita-se ser necessário aprofundar as discussões acerca da prática do psicólogo escolar e do professor da Educação Infantil nesse período de pandemia e pós pandemia para que novos estudos, saberes e práticas possam ser construídos e socializados, visando favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. |
| Palabras clave: | Professores da Educação Infantil Pandemia do Covid-19 Psicologia Escolar e Educacional |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | GARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959 |
| Fecha de defensa: | 23-feb-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProfessoresEducaçãoInfantil.pdf | TCC | 1.16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
