Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Lívia Lima-
dc.date.accessioned2023-08-23T18:21:53Z-
dc.date.available2023-08-23T18:21:53Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationGARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectProfessores da Educação Infantilpt_BR
dc.subjectPandemia do Covid-19pt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.titleProfessores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlei Evangelista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Nágilla Regina Saraiva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789290473251236pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, se propõe a discutir a atuação de professores da Educação Infantil, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a Psicologia Escolar e Educacional. Assim, tem como objetivo geral: investigar quais foram as transformações vivenciadas pelos professores da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19, bem como as contribuições que a Psicologia Escolar e Educacional poderia lhes oferecer frente a este cenário. E como objetivos específicos: identificar quais foram as mudanças vivenciadas pelos professores da Educação Infantil diante da transição do ensino presencial para o ensino remoto; destacar quais os impactos destas mudanças na prática pedagógica e no cotidiano desses profissionais; descrever as angústias e os dilemas enfrentados pelos profissionais durante a pandemia; verificar como eles lidam com os desafios propostos por este cenário atípico; e, por fim, apontar quais seriam as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional aos professores da Educação Infantil neste contexto. Os resultados apontaram que: o cenário da Educação teve mudanças no enfrentamento da pandemia do Covid-19, dentre estas, destacam-se o fechamento das escolas e a transição do ensino presencial para o ensino remoto, demandando a adaptação dos professores ao modelo. Assim, a falta de formação desses profissionais para o uso de tecnologias na realização das atividades não presenciais, e o sentimento exacerbado de ansiedade e sobrecarga no trabalho, foram salientados em pesquisas. Desse modo, a Psicologia Escolar e Educacional ressalta a necessidade de realizar um trabalho em conjunto com a comunidade escolar, utilizando recursos tecnológicos e repensando sua atuação para que possa atender às demandas educacionais advindas do contexto atual. Concluindo, acredita-se ser necessário aprofundar as discussões acerca da prática do psicólogo escolar e do professor da Educação Infantil nesse período de pandemia e pós pandemia para que novos estudos, saberes e práticas possam ser construídos e socializados, visando favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode141079529-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProfessoresEducaçãoInfantil.pdfTCC1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons