Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38866
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Habilidades e competências geométricas do professor de matemática da educação básica: Um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2017-2019)
Título(s) alternativo(s): Geometric skills and competencies of basic education mathematics teachers: A study based on brazilian academic-scientific production (2017-2019)
Autor(es): Ferreira, Júnio Fábio
Primeiro orientador: Marim, Vlademir
Primeiro membro da banca: Freitas, Adriano Vargas
Segundo membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Resumo: O estudo da Geometria é importante na medida em que subsidia saberes que serão necessários não apenas para a resoluções de questões que estão diretamente relacionadas à ela, como também para a formação de capacidade argumentativa e lógica - capacidades que são exigidas dos indivíduos em sua vida, nas tarefas diárias. Por isso é que o ensino da Geometria se torna necessário na educação básica, como meio de garantir que o aluno exerça seu papel cidadão. Esse trabalho busca investigar quais as contribuições dos autores dos trabalhos publicados no Banco de Dados da CAPES, de 2017 a 2019, em relação às habilidades e competências necessárias para a formação dos professores de Matemática no ensino da Geometria no segmento da Educação Básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos a Metodologia Estado da Arte a fim de organizarmos os dados para a análise e conseguirmos responder ao problema a ser investigado. Foi elaborado o Produto Educacional, estruturado da seguinte forma: na primeira parte, apresenta-se uma sequência didática, Conversa com o Docente de Matemática, que busca permitir que o participante perceba a relação teoria e prática da unidade temática que leciona; em outro momento, um questionário foi aplicado com o intuito de registrar osfeedbacks dos participantes sobre a formação docente. Conclui-se que o investimento governamental e a busca pessoal pela formação docente são imprescindíveis para que o ensino possa garantir o desenvolvimento de habilidade e competências para que o professor possa lidar com as demandas diversas que surgem.
Abstract: The study of Geometry is important insofar as it subsidizes knowledge that will be necessary not only for the resolution of issues that are directly related to it, but also for the formation of argumentative and logical capacity - capacities that are required of individuals in their lives, in daily tasks. That is why the teaching of Geometry becomes so necessary in basic education, as a means of guaranteeing that the student exercises his role as a citizen.Therefore, this work seeks to investigate the contributions of the authors of the works published in the CAPES Database, from 2017 to 2019, in relation to the skills and competences necessary for the training of Mathematics teachers in the teaching of Geometry in the Basic Education segment . For the development of this research, we used the State of the Art Methodology in order to organize the data for analysis and be able to respond to the problem to be investigated. The Educational Product was prepared, structured as follows: in the first part, a didactic sequence, Conversation with the Mathematics Teacher, is presented, which seeks to allow the participant to perceive the theory and practice relationship of the thematic unit he teaches; at another time, a questionnaire was applied in order to record the participants' feedback on teacher training. It is concluded that government investment and the personal search for teacher training are essential for teaching to guarantee the development of skills and competencies so that teachers can deal with the various demands that arise.
Palavras-chave: Habilidades
Skills
Competências
Competencies
Formação docente
Teacher training
Estado da arte
State of art
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Formação docente
Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: FERREIRA, Júnio Fábio. Habilidades e competências geométricas do professor de matemática da educação básica: Um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2017-2019). 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7039.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7039
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38866
Data de defesa: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConversaProfessorMatemática.pdfProduto Educacional1.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
HabilidadesCompetênciasGeométricas.pdfDissertação2.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.