Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Júnio Fábio-
dc.date.accessioned2023-08-08T17:08:46Z-
dc.date.available2023-08-08T17:08:46Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Júnio Fábio. Habilidades e competências geométricas do professor de matemática da educação básica: Um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2017-2019). 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7039.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38866-
dc.description.abstractThe study of Geometry is important insofar as it subsidizes knowledge that will be necessary not only for the resolution of issues that are directly related to it, but also for the formation of argumentative and logical capacity - capacities that are required of individuals in their lives, in daily tasks. That is why the teaching of Geometry becomes so necessary in basic education, as a means of guaranteeing that the student exercises his role as a citizen.Therefore, this work seeks to investigate the contributions of the authors of the works published in the CAPES Database, from 2017 to 2019, in relation to the skills and competences necessary for the training of Mathematics teachers in the teaching of Geometry in the Basic Education segment . For the development of this research, we used the State of the Art Methodology in order to organize the data for analysis and be able to respond to the problem to be investigated. The Educational Product was prepared, structured as follows: in the first part, a didactic sequence, Conversation with the Mathematics Teacher, is presented, which seeks to allow the participant to perceive the theory and practice relationship of the thematic unit he teaches; at another time, a questionnaire was applied in order to record the participants' feedback on teacher training. It is concluded that government investment and the personal search for teacher training are essential for teaching to guarantee the development of skills and competencies so that teachers can deal with the various demands that arise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCompetenciespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectState of artpt_BR
dc.titleHabilidades e competências geométricas do professor de matemática da educação básica: Um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2017-2019)pt_BR
dc.title.alternativeGeometric skills and competencies of basic education mathematics teachers: A study based on brazilian academic-scientific production (2017-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marim, Vlademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3969587952386949pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749874374013158pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO estudo da Geometria é importante na medida em que subsidia saberes que serão necessários não apenas para a resoluções de questões que estão diretamente relacionadas à ela, como também para a formação de capacidade argumentativa e lógica - capacidades que são exigidas dos indivíduos em sua vida, nas tarefas diárias. Por isso é que o ensino da Geometria se torna necessário na educação básica, como meio de garantir que o aluno exerça seu papel cidadão. Esse trabalho busca investigar quais as contribuições dos autores dos trabalhos publicados no Banco de Dados da CAPES, de 2017 a 2019, em relação às habilidades e competências necessárias para a formação dos professores de Matemática no ensino da Geometria no segmento da Educação Básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos a Metodologia Estado da Arte a fim de organizarmos os dados para a análise e conseguirmos responder ao problema a ser investigado. Foi elaborado o Produto Educacional, estruturado da seguinte forma: na primeira parte, apresenta-se uma sequência didática, Conversa com o Docente de Matemática, que busca permitir que o participante perceba a relação teoria e prática da unidade temática que leciona; em outro momento, um questionário foi aplicado com o intuito de registrar osfeedbacks dos participantes sobre a formação docente. Conclui-se que o investimento governamental e a busca pessoal pela formação docente são imprescindíveis para que o ensino possa garantir o desenvolvimento de habilidade e competências para que o professor possa lidar com as demandas diversas que surgem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration117pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7039pt_BR
dc.crossref.doibatchidecb53900-a9ab-44fe-b266-551b98f91187-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoFormação docente-
dc.subject.autorizadoGeometria-
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensino-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConversaProfessorMatemática.pdfProduto Educacional1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
HabilidadesCompetênciasGeométricas.pdfDissertação2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.