Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38660
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-9552-5267
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sistema Web com modelo aberto do estudante para acompanhamento da aprendizagem em jogos digitais educativos no contexto de Química
Autor(es): Tupinambá, Roberto Costa
Primeiro orientador: Araújo, Rafael Dias
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Thiago Pirola
Segundo membro da banca: Martinez, Ana Cláudia
Terceiro membro da banca: Rezende, Henrique de Paula
Resumo: Um grande desafio da atualidade na área da computação aplicada a educação se encontra na dificuldade do mapeamento do nível de conhecimento de um estudante, ou de um grupo de estudantes, e na capacidade de criar ferramentas de modo a tornar o ensino mais simples, dinâmico e atrativo. Porém, não basta propor novas ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem, é necessário mostrar as evidências coletadas durante esse processo aos atores envolvidos. Na perspectiva dos estudantes, é importante que eles saibam seu nível de conhecimento. E, do ponto de vista dos professores, é importante permitir que eles identifiquem com mais facilidade as dificuldade de seus estudantes. Ao se observar o cenário atual do processo de ensino, nota-se uma carência de ferramentas digitais para que ambos, professores e estudantes, consigam monitorar o nível de aprendizado em uma determinada matéria e acompanhar as dificuldades de cada estudante e de uma turma na sua totalidade. Com isso, o presente trabalho propõe a criação de um sistema Web interativo que possibilita aos professores e estudantes o acompanhamento do processo de aprendizagem por meio de atividades e interações realizadas em jogos digitais educativos no contexto de Química. Para que isso aconteça, será utilizado um modelo aberto do estudante para o acompanhamento visual da aprendizagem. Com isso, espera-se implantar uma ferramenta que facilite a vida do professor em acompanhar as dificuldades de seus estudantes e também auxiliar os próprios estudantes no reconhecimento do seu nível de conhecimento nos assuntos para que eles consigam identificar os pontos que necessitam de mais estudos.
Abstract: Learning tracking, Educational digital games, Chemistry, Education, Web system} A great current challenge in the area of computing applied to education lies in the difficulty of mapping the level of knowledge of a student, or a group of students, and in the ability to create tools in order to make teaching simpler, more dynamic, and attractive. However, it is not enough to propose new tools to support the learning process, it is necessary to show the evidence collected during this process to the actors involved. From the students' perspective, it is important that they know their level of knowledge. And, from the teachers' point of view, it is important to allow them to more easily identify their students' difficulties. When observing the current scenario of the teaching process, there is a lack of digital tools for both teachers and students to monitor the level of learning in a given subject and follow the difficulties of each student and of the class as a whole. With this in mind, the present work proposes the creation of an interactive Web system that allows teachers and students to monitor the learning process through activities and interactions performed in educational digital games in the context of chemistry. For this to happen, an open student model will be used to visually monitor learning. With this, we hope to implement a tool that will facilitate the teacher's life in monitoring the difficulties of their students and also help the students themselves to recognize their level of knowledge in the subjects so that they can identify the points that require further studies.
Palavras-chave: Acompanhamento da aprendizagem
Jogos digitais educativos
Química
Educação
Sistema Web
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TUPINAMBA, Roberto Costa. Sistema Web com modelo aberto do estudante para acompanhamento da aprendizagem em jogos digitais educativos no contexto de Química. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38660
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SistemaWebModelo.pdf3.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons