Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38660
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTupinambá, Roberto Costa-
dc.date.accessioned2023-07-17T15:49:07Z-
dc.date.available2023-07-17T15:49:07Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationTUPINAMBA, Roberto Costa. Sistema Web com modelo aberto do estudante para acompanhamento da aprendizagem em jogos digitais educativos no contexto de Química. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38660-
dc.description.abstractLearning tracking, Educational digital games, Chemistry, Education, Web system} A great current challenge in the area of computing applied to education lies in the difficulty of mapping the level of knowledge of a student, or a group of students, and in the ability to create tools in order to make teaching simpler, more dynamic, and attractive. However, it is not enough to propose new tools to support the learning process, it is necessary to show the evidence collected during this process to the actors involved. From the students' perspective, it is important that they know their level of knowledge. And, from the teachers' point of view, it is important to allow them to more easily identify their students' difficulties. When observing the current scenario of the teaching process, there is a lack of digital tools for both teachers and students to monitor the level of learning in a given subject and follow the difficulties of each student and of the class as a whole. With this in mind, the present work proposes the creation of an interactive Web system that allows teachers and students to monitor the learning process through activities and interactions performed in educational digital games in the context of chemistry. For this to happen, an open student model will be used to visually monitor learning. With this, we hope to implement a tool that will facilitate the teacher's life in monitoring the difficulties of their students and also help the students themselves to recognize their level of knowledge in the subjects so that they can identify the points that require further studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectAcompanhamento da aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos digitais educativospt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema Webpt_BR
dc.titleSistema Web com modelo aberto do estudante para acompanhamento da aprendizagem em jogos digitais educativos no contexto de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Thiago Pirola-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887726177714522pt_BR
dc.contributor.referee2Martinez, Ana Cláudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6993507870608075pt_BR
dc.contributor.referee3Rezende, Henrique de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474072313220165pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9340858990763751pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoUm grande desafio da atualidade na área da computação aplicada a educação se encontra na dificuldade do mapeamento do nível de conhecimento de um estudante, ou de um grupo de estudantes, e na capacidade de criar ferramentas de modo a tornar o ensino mais simples, dinâmico e atrativo. Porém, não basta propor novas ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem, é necessário mostrar as evidências coletadas durante esse processo aos atores envolvidos. Na perspectiva dos estudantes, é importante que eles saibam seu nível de conhecimento. E, do ponto de vista dos professores, é importante permitir que eles identifiquem com mais facilidade as dificuldade de seus estudantes. Ao se observar o cenário atual do processo de ensino, nota-se uma carência de ferramentas digitais para que ambos, professores e estudantes, consigam monitorar o nível de aprendizado em uma determinada matéria e acompanhar as dificuldades de cada estudante e de uma turma na sua totalidade. Com isso, o presente trabalho propõe a criação de um sistema Web interativo que possibilita aos professores e estudantes o acompanhamento do processo de aprendizagem por meio de atividades e interações realizadas em jogos digitais educativos no contexto de Química. Para que isso aconteça, será utilizado um modelo aberto do estudante para o acompanhamento visual da aprendizagem. Com isso, espera-se implantar uma ferramenta que facilite a vida do professor em acompanhar as dificuldades de seus estudantes e também auxiliar os próprios estudantes no reconhecimento do seu nível de conhecimento nos assuntos para que eles consigam identificar os pontos que necessitam de mais estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode138861384-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SistemaWebModelo.pdf3.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons