Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38490
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Literatura, ciência e a formação do leitor na educação básica
Título (s) alternativo (s): Literature, science and reader formation in basic education
Autor: Marques, Kellyne Amaral
Primer orientador: Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
Primer miembro de la banca: Valle Neto, Júlio de Souza
Segundo miembro de la banca: Biella, João Carlos
Resumen: Nosso projeto de pesquisa trabalhará com uma proposta interdisciplinar, que terá como eixo principal a leitura da adaptação de Júlio Verne por Cony, Viagem ao centro da Terra, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A leitura dos textos literários será mediada pela professora pesquisadora, por meio de um processo de interação, no qual o aluno terá oportunidades de dialogar sobre suas compreensões, seu ponto de vista e expectativas a respeito dos textos abordados nas aulas, visando à recepção estética dos textos lidos. Ao término, ele terá oportunidade de atuar sobre o principal texto lido em forma de reescrita. A pesquisa estará fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva e escrita criativa. Nessa perspectiva, a professora pesquisadora terá o papel fundamental de mediar todo o processo em construção. Nossa intenção é fomentar nos alunos o interesse pela leitura literária e pela área das Ciências da Natureza. Para tal, ofertaremos, além da mediação de leitura de uma obra de ficção científica, uma discussão a respeito da relevância da pesquisa e conhecimento científico para a sociedade. Por isso, além de proporcionar a leitura do texto literário, também ofereceremos diálogos com a obra principal por meio de leituras e discussões da temática de reportagens, visitas virtuais em importantes museus e, ainda, apresentação do filme baseado na obra de Júlio Verne. A intervenção pedagógica planejada para esta pesquisa está fundamentada na metodologia da pesquisa-ação de Thiollent (2000).
Abstract: Our research project will work with an interdisciplinary proposal, which will have as its main the reading of the adaptation of Jules Verne by Cony, Viagem ao centro da terra, with students of the 9th year of elementary school of a public school. The reading of the literary texts will be mediated by the research professor, through a process of interaction, in which the student will have opportunities to dialogue about their understandings, their point of view and expectations about the texts addressed in the classes, aiming at the aesthetic reception of the texts read. At the end, he will have the opportunity to act on the main text read in rewrite form. The research will be based on the theoretical contributions of literary literacy, subjective reading and creative writing. In this perspective, the research professor will have the fundamental role of mediating the entire process under construction. Our intention is to foster in students the interest in literary reading and the area of Nature Sciences. To this end, we will offer, in addition to the mediation of reading a work of science fiction, a discussion about the relevance of research and scientific knowledge to society. Therefore, in addition to providing the reading of the literary text, we will also offer dialogues with the main work through readings and discussions of the theme of reports, virtual visits in important museums and also presentation of the film based on the work of Jules Verne. The pedagogical intervention planned for this research is based on Thiollent's action research methodology (2000).
Palabras clave: Ensino de literatura
Teaching literature
Mediação
Mediation
Formação do leitor
Reader formation
Leitura subjetiva
Subjective reading
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Literatura
Leitores jovens
Literatura - Estudo e ensino
Texto para ler
Textos básicos de literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: MARQUES, Kellyne Amaral. Literatura, ciência e a formação do leitor na Educação Básica. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8072
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8072
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38490
Fecha de defensa: 27-mar-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LiteraturaCienciaFormação.pdf6.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons