Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38490
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Literatura, ciência e a formação do leitor na educação básica |
Alternate title (s): | Literature, science and reader formation in basic education |
Author: | Marques, Kellyne Amaral |
First Advisor: | Ferreira, Carolina Duarte Damasceno |
First member of the Committee: | Valle Neto, Júlio de Souza |
Second member of the Committee: | Biella, João Carlos |
Summary: | Nosso projeto de pesquisa trabalhará com uma proposta interdisciplinar, que terá como eixo principal a leitura da adaptação de Júlio Verne por Cony, Viagem ao centro da Terra, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A leitura dos textos literários será mediada pela professora pesquisadora, por meio de um processo de interação, no qual o aluno terá oportunidades de dialogar sobre suas compreensões, seu ponto de vista e expectativas a respeito dos textos abordados nas aulas, visando à recepção estética dos textos lidos. Ao término, ele terá oportunidade de atuar sobre o principal texto lido em forma de reescrita. A pesquisa estará fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva e escrita criativa. Nessa perspectiva, a professora pesquisadora terá o papel fundamental de mediar todo o processo em construção. Nossa intenção é fomentar nos alunos o interesse pela leitura literária e pela área das Ciências da Natureza. Para tal, ofertaremos, além da mediação de leitura de uma obra de ficção científica, uma discussão a respeito da relevância da pesquisa e conhecimento científico para a sociedade. Por isso, além de proporcionar a leitura do texto literário, também ofereceremos diálogos com a obra principal por meio de leituras e discussões da temática de reportagens, visitas virtuais em importantes museus e, ainda, apresentação do filme baseado na obra de Júlio Verne. A intervenção pedagógica planejada para esta pesquisa está fundamentada na metodologia da pesquisa-ação de Thiollent (2000). |
Abstract: | Our research project will work with an interdisciplinary proposal, which will have as its main the reading of the adaptation of Jules Verne by Cony, Viagem ao centro da terra, with students of the 9th year of elementary school of a public school. The reading of the literary texts will be mediated by the research professor, through a process of interaction, in which the student will have opportunities to dialogue about their understandings, their point of view and expectations about the texts addressed in the classes, aiming at the aesthetic reception of the texts read. At the end, he will have the opportunity to act on the main text read in rewrite form. The research will be based on the theoretical contributions of literary literacy, subjective reading and creative writing. In this perspective, the research professor will have the fundamental role of mediating the entire process under construction. Our intention is to foster in students the interest in literary reading and the area of Nature Sciences. To this end, we will offer, in addition to the mediation of reading a work of science fiction, a discussion about the relevance of research and scientific knowledge to society. Therefore, in addition to providing the reading of the literary text, we will also offer dialogues with the main work through readings and discussions of the theme of reports, virtual visits in important museums and also presentation of the film based on the work of Jules Verne. The pedagogical intervention planned for this research is based on Thiollent's action research methodology (2000). |
Keywords: | Ensino de literatura Teaching literature Mediação Mediation Formação do leitor Reader formation Leitura subjetiva Subjective reading |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Literatura Leitores jovens Literatura - Estudo e ensino Texto para ler Textos básicos de literatura |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Quote: | MARQUES, Kellyne Amaral. Literatura, ciência e a formação do leitor na Educação Básica. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8072 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8072 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38490 |
Date of defense: | 27-Mar-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LiteraturaCienciaFormação.pdf | 6.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License