Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Kellyne Amaral-
dc.date.accessioned2023-07-10T11:48:54Z-
dc.date.available2023-07-10T11:48:54Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationMARQUES, Kellyne Amaral. Literatura, ciência e a formação do leitor na Educação Básica. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8072pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38490-
dc.description.abstractOur research project will work with an interdisciplinary proposal, which will have as its main the reading of the adaptation of Jules Verne by Cony, Viagem ao centro da terra, with students of the 9th year of elementary school of a public school. The reading of the literary texts will be mediated by the research professor, through a process of interaction, in which the student will have opportunities to dialogue about their understandings, their point of view and expectations about the texts addressed in the classes, aiming at the aesthetic reception of the texts read. At the end, he will have the opportunity to act on the main text read in rewrite form. The research will be based on the theoretical contributions of literary literacy, subjective reading and creative writing. In this perspective, the research professor will have the fundamental role of mediating the entire process under construction. Our intention is to foster in students the interest in literary reading and the area of Nature Sciences. To this end, we will offer, in addition to the mediation of reading a work of science fiction, a discussion about the relevance of research and scientific knowledge to society. Therefore, in addition to providing the reading of the literary text, we will also offer dialogues with the main work through readings and discussions of the theme of reports, virtual visits in important museums and also presentation of the film based on the work of Jules Verne. The pedagogical intervention planned for this research is based on Thiollent's action research methodology (2000).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectReader formationpt_BR
dc.subjectLeitura subjetivapt_BR
dc.subjectSubjective readingpt_BR
dc.titleLiteratura, ciência e a formação do leitor na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeLiterature, science and reader formation in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carolina Duarte Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.contributor.referee1Valle Neto, Júlio de Souza-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/3410238721627945pt_BR
dc.contributor.referee2Biella, João Carlos-
dc.contributor.referee2Lattescnpq.br/0293852928162135pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7098396387840877pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNosso projeto de pesquisa trabalhará com uma proposta interdisciplinar, que terá como eixo principal a leitura da adaptação de Júlio Verne por Cony, Viagem ao centro da Terra, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A leitura dos textos literários será mediada pela professora pesquisadora, por meio de um processo de interação, no qual o aluno terá oportunidades de dialogar sobre suas compreensões, seu ponto de vista e expectativas a respeito dos textos abordados nas aulas, visando à recepção estética dos textos lidos. Ao término, ele terá oportunidade de atuar sobre o principal texto lido em forma de reescrita. A pesquisa estará fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva e escrita criativa. Nessa perspectiva, a professora pesquisadora terá o papel fundamental de mediar todo o processo em construção. Nossa intenção é fomentar nos alunos o interesse pela leitura literária e pela área das Ciências da Natureza. Para tal, ofertaremos, além da mediação de leitura de uma obra de ficção científica, uma discussão a respeito da relevância da pesquisa e conhecimento científico para a sociedade. Por isso, além de proporcionar a leitura do texto literário, também ofereceremos diálogos com a obra principal por meio de leituras e discussões da temática de reportagens, visitas virtuais em importantes museus e, ainda, apresentação do filme baseado na obra de Júlio Verne. A intervenção pedagógica planejada para esta pesquisa está fundamentada na metodologia da pesquisa-ação de Thiollent (2000).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8072pt_BR
dc.crossref.doibatchid6464957c-d036-454d-b823-971ca7892769-
dc.subject.autorizadoLiteratura-
dc.subject.autorizadoLeitores jovens-
dc.subject.autorizadoLiteratura - Estudo e ensino-
dc.subject.autorizadoTexto para ler-
dc.subject.autorizadoTextos básicos de literatura-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaCienciaFormação.pdf6.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons