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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4978-9554
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino público no interior de Minas Gerais: o grupoEscolar Ituiutaba ( 1958-1968)
Título(s) alternativo(s): Public education in the interior of Minas Gerais: the Ituiutaba School Group (1958-1968).
Autor(es): Lima, Jaqueline Martins de
Primeiro orientador: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Primeiro membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo membro da banca: Medeiros, Lúcia Helena Moreira de
Terceiro membro da banca: Araujo, Maria de Fatima Dias
Resumo: Esta pesquisa está associada a um projeto mais amplo de Escolarização pública na região de Ituiutaba- MG (1940-1960), fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e apoio da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo como tema Ensino Público no Interior de Minas Gerais: O Grupo Escolar Ituiutaba (1958-1968). Dessa forma, como questão norteadora: Em que medida a criação e organização do Grupo Escolar Ituiutaba contribuiu para minimizar o analfabetismo da população local no período de 1958- 1968? O objetivo geral é: Analisar a gênese do Grupo Escolar Ituiutaba visando entender sua implantação na cidade e seu impacto educacional. A investigação se desdobrou segundo procedimentos do materialismo histórico-dialético a fim de analisar e interpretar o contexto político e socioeconômico em que o grupo escolar surgiu, tendo em vista a expansão das escolas públicas. Compõem as fontes de pesquisa: dados estatístico-censitários, matérias jornalísticas, documentos oficiais da escola, decretos e lei de inauguração da escola, entre outros. Constatouse que o Estado mantinha financeiramente o grupo escolar, entretanto, porém, de forma insuficiente e precária. Uma vez que, conforme os registros em atas da escola, as professoras arrecadavam subsídios para comprar mobiliário, além de receber financiamento da União da Mocidade Espírita Ituiutabana. Dado o exposto, fica claro a ausência do poder público na escolarização pública do município. Dessa forma, compreende-se que a expansão do Grupo Escolar Ituiutaba ocorreu de forma precária, o que demonstra a contradição existente, visto que o município estava em um desenvolvimento econômico ascendente, porém, persistiu o alto índice de analfabetismo. O Grupo Escolar Ituiutaba contribuiu para ofertar educação a mais pessoas.
Abstract: This research is associated with a broader project of public schooling in the region of ItuiutabaMG (1940-1960), promoted by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) and supported by the Federal University of Uberlândia. With the theme Public Education in the Interior of Minas Gerais: The Ituiutaba School Group (1958-1968). Thus, as a guiding question: To what extent did the creation and organization of the Ituiutaba School Group contribute to minimizing the illiteracy of the local population in the period 1958-1968? The general objective is: To analyze the genesis of the Ituiutaba School Group in order to understand its implementation in the city and its educational impact. The investigation unfolded according to procedures of historical-dialectical materialism in order to analyze and interpret the political and socioeconomic context in which the school group emerged, in view of the expansion of public schools. The research sources comprise: census-statistical data, journalistic articles, official school documents, decrees and school inauguration law, among others. It was found that the State supported the school group financially, however, however, in an insufficient and precarious way. Since, according to records in school minutes, the teachers collected subsidies to buy furniture, in addition to receiving funding from the União da Mocidade Espírita Ituiutabana. Given the above, it is clear the absence of public power in public schooling in the municipality. In this way, it is understood that the expansion of the Ituiutaba School Group occurred precariously, which demonstrates the existing contradiction, since the municipality was in an ascending economic development, however, the high illiteracy rate persisted. Grupo Escolar Ituiutaba contributed to offer education to more people.
Palavras-chave: Grupo escolar
School group
Precarização escolar
School precariousness
Analfabetismo
Illiteracy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Jaqueline Martins de. Ensino público no interior de Minas Gerais: o grupo escolar Ituiutaba (1958-1968). 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38484
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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