Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38484
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4978-9554 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino público no interior de Minas Gerais: o grupoEscolar Ituiutaba ( 1958-1968) |
Título (s) alternativo (s): | Public education in the interior of Minas Gerais: the Ituiutaba School Group (1958-1968). |
Autor: | Lima, Jaqueline Martins de |
Primer orientador: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Primer miembro de la banca: | Quillici Neto, Armindo |
Segundo miembro de la banca: | Medeiros, Lúcia Helena Moreira de |
Tercer miembro de la banca: | Araujo, Maria de Fatima Dias |
Resumen: | Esta pesquisa está associada a um projeto mais amplo de Escolarização pública na região de Ituiutaba- MG (1940-1960), fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e apoio da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo como tema Ensino Público no Interior de Minas Gerais: O Grupo Escolar Ituiutaba (1958-1968). Dessa forma, como questão norteadora: Em que medida a criação e organização do Grupo Escolar Ituiutaba contribuiu para minimizar o analfabetismo da população local no período de 1958- 1968? O objetivo geral é: Analisar a gênese do Grupo Escolar Ituiutaba visando entender sua implantação na cidade e seu impacto educacional. A investigação se desdobrou segundo procedimentos do materialismo histórico-dialético a fim de analisar e interpretar o contexto político e socioeconômico em que o grupo escolar surgiu, tendo em vista a expansão das escolas públicas. Compõem as fontes de pesquisa: dados estatístico-censitários, matérias jornalísticas, documentos oficiais da escola, decretos e lei de inauguração da escola, entre outros. Constatouse que o Estado mantinha financeiramente o grupo escolar, entretanto, porém, de forma insuficiente e precária. Uma vez que, conforme os registros em atas da escola, as professoras arrecadavam subsídios para comprar mobiliário, além de receber financiamento da União da Mocidade Espírita Ituiutabana. Dado o exposto, fica claro a ausência do poder público na escolarização pública do município. Dessa forma, compreende-se que a expansão do Grupo Escolar Ituiutaba ocorreu de forma precária, o que demonstra a contradição existente, visto que o município estava em um desenvolvimento econômico ascendente, porém, persistiu o alto índice de analfabetismo. O Grupo Escolar Ituiutaba contribuiu para ofertar educação a mais pessoas. |
Abstract: | This research is associated with a broader project of public schooling in the region of ItuiutabaMG (1940-1960), promoted by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) and supported by the Federal University of Uberlândia. With the theme Public Education in the Interior of Minas Gerais: The Ituiutaba School Group (1958-1968). Thus, as a guiding question: To what extent did the creation and organization of the Ituiutaba School Group contribute to minimizing the illiteracy of the local population in the period 1958-1968? The general objective is: To analyze the genesis of the Ituiutaba School Group in order to understand its implementation in the city and its educational impact. The investigation unfolded according to procedures of historical-dialectical materialism in order to analyze and interpret the political and socioeconomic context in which the school group emerged, in view of the expansion of public schools. The research sources comprise: census-statistical data, journalistic articles, official school documents, decrees and school inauguration law, among others. It was found that the State supported the school group financially, however, however, in an insufficient and precarious way. Since, according to records in school minutes, the teachers collected subsidies to buy furniture, in addition to receiving funding from the União da Mocidade Espírita Ituiutabana. Given the above, it is clear the absence of public power in public schooling in the municipality. In this way, it is understood that the expansion of the Ituiutaba School Group occurred precariously, which demonstrates the existing contradiction, since the municipality was in an ascending economic development, however, the high illiteracy rate persisted. Grupo Escolar Ituiutaba contributed to offer education to more people. |
Palabras clave: | Grupo escolar School group Precarização escolar School precariousness Analfabetismo Illiteracy |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LIMA, Jaqueline Martins de. Ensino público no interior de Minas Gerais: o grupo escolar Ituiutaba (1958-1968). 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38484 |
Fecha de defensa: | 19-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoPúblicoInterior.pdf | ENSINO PÚBLICO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: O Grupo Escolar Ituiutaba ( 1958-1968)Trabalho de conclusão de curso discente do curso de Pedagogia Jaqueline Martins de Lima. | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.