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dc.creatorLima, Jaqueline Martins de-
dc.date.accessioned2023-07-07T18:45:49Z-
dc.date.available2023-07-07T18:45:49Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationLIMA, Jaqueline Martins de. Ensino público no interior de Minas Gerais: o grupo escolar Ituiutaba (1958-1968). 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38484-
dc.description.abstractThis research is associated with a broader project of public schooling in the region of ItuiutabaMG (1940-1960), promoted by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) and supported by the Federal University of Uberlândia. With the theme Public Education in the Interior of Minas Gerais: The Ituiutaba School Group (1958-1968). Thus, as a guiding question: To what extent did the creation and organization of the Ituiutaba School Group contribute to minimizing the illiteracy of the local population in the period 1958-1968? The general objective is: To analyze the genesis of the Ituiutaba School Group in order to understand its implementation in the city and its educational impact. The investigation unfolded according to procedures of historical-dialectical materialism in order to analyze and interpret the political and socioeconomic context in which the school group emerged, in view of the expansion of public schools. The research sources comprise: census-statistical data, journalistic articles, official school documents, decrees and school inauguration law, among others. It was found that the State supported the school group financially, however, however, in an insufficient and precarious way. Since, according to records in school minutes, the teachers collected subsidies to buy furniture, in addition to receiving funding from the União da Mocidade Espírita Ituiutabana. Given the above, it is clear the absence of public power in public schooling in the municipality. In this way, it is understood that the expansion of the Ituiutaba School Group occurred precariously, which demonstrates the existing contradiction, since the municipality was in an ascending economic development, however, the high illiteracy rate persisted. Grupo Escolar Ituiutaba contributed to offer education to more people.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo escolarpt_BR
dc.subjectSchool grouppt_BR
dc.subjectPrecarização escolarpt_BR
dc.subjectSchool precariousnesspt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectIlliteracypt_BR
dc.titleEnsino público no interior de Minas Gerais: o grupoEscolar Ituiutaba ( 1958-1968)pt_BR
dc.title.alternativePublic education in the interior of Minas Gerais: the Ituiutaba School Group (1958-1968).pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Lúcia Helena Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Maria de Fatima Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0468850931872937pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5104136033072094pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está associada a um projeto mais amplo de Escolarização pública na região de Ituiutaba- MG (1940-1960), fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e apoio da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo como tema Ensino Público no Interior de Minas Gerais: O Grupo Escolar Ituiutaba (1958-1968). Dessa forma, como questão norteadora: Em que medida a criação e organização do Grupo Escolar Ituiutaba contribuiu para minimizar o analfabetismo da população local no período de 1958- 1968? O objetivo geral é: Analisar a gênese do Grupo Escolar Ituiutaba visando entender sua implantação na cidade e seu impacto educacional. A investigação se desdobrou segundo procedimentos do materialismo histórico-dialético a fim de analisar e interpretar o contexto político e socioeconômico em que o grupo escolar surgiu, tendo em vista a expansão das escolas públicas. Compõem as fontes de pesquisa: dados estatístico-censitários, matérias jornalísticas, documentos oficiais da escola, decretos e lei de inauguração da escola, entre outros. Constatouse que o Estado mantinha financeiramente o grupo escolar, entretanto, porém, de forma insuficiente e precária. Uma vez que, conforme os registros em atas da escola, as professoras arrecadavam subsídios para comprar mobiliário, além de receber financiamento da União da Mocidade Espírita Ituiutabana. Dado o exposto, fica claro a ausência do poder público na escolarização pública do município. Dessa forma, compreende-se que a expansão do Grupo Escolar Ituiutaba ocorreu de forma precária, o que demonstra a contradição existente, visto que o município estava em um desenvolvimento econômico ascendente, porém, persistiu o alto índice de analfabetismo. O Grupo Escolar Ituiutaba contribuiu para ofertar educação a mais pessoas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode138290138-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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EnsinoPúblicoInterior.pdfENSINO PÚBLICO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: O Grupo Escolar Ituiutaba ( 1958-1968)Trabalho de conclusão de curso discente do curso de Pedagogia Jaqueline Martins de Lima.1.53 MBAdobe PDFThumbnail
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