Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38366
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9301-6189
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Leitura juvenil sob a luz da leitura subjetiva: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Juvenile reading in the light of subjective reading: a proposal for the final years of elementary school
Autor: Gonçalves, Marlene Eurípedes
Primer orientador: Biella, João Carlos
Primer miembro de la banca: Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
Segundo miembro de la banca: Barth, Pedro Afonso
Resumen: A formação de leitores literários é um dos grandes desafios encontrados no ensino de literatura do século XXI. Esse problema está além do Ensino Fundamental e perpassa o Ensino Médio, haja vista o problema da concepção da Literatura como pretexto para o ensino de gramática ou o seu caráter, tradicionalmente, apenas, historiográfico. Realizou-se, por meio desta dissertação, diante da preocupação em oferecer um ensino de literatura, nas escolas públicas, capaz de formar leitores críticos e criativos, uma pesquisa bibliográfica a respeito da formação de leitores literários e da literatura juvenil por meio da perspectiva da leitura subjetiva; e nos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, assentou-se, como suporte teórico, nos autores: Rildo Cosson (2006-2013-2020), Barthes (1987), Antônio Candido (1995), Chambers (2007), Cecilia Bajour (2012), Colomer (2003-2008), Petit (2008), Rezende (2013), Langlade (2013), Jouve (2002 e 2013), Rouxel (2012 e 2013), e Thiollent (2008). Colaboraram para a participação da pesquisa apresentada nesta dissertação a pesquisadora e estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental II. Utilizou-se a leitura/escuta de forma compartilhada e autônoma, de relatos dos leitores em diários de leitura, rodas de conversa e produção escrita. Propôs-se um produto ao término do trabalho, referente à reescrita criativa, a partir da leitura do romance Senhor das Moscas, de William Golding, cujo resultado implicou a criação de novas interpretações do texto. Esta pesquisa contemplou a leitura literária para a formação de leitores literários juvenis com base na concepção da subjetividade do leitor.
Abstract: The formation of literary readers is one of the great challenges encountered in teaching Literature in the 21st century. This problem goes beyond elementary school and permeates high school, given the problem of conceiving literature as a pretext for teaching grammar or considering only its historiographical bias. This research, in view of the concern to offer a teaching of literature, in public schools, capable of forming critical and creative readers, aimed to carry out a bibliographical research on the formation of literary readers and youth literature through perspective of subjective reading; and in the assumptions of action research. For that, we use as theoretical support Rildo Cosson (2006-2013-2020), Barthes (1987), Antônio Cândido (1995), Chambers (2007), Cecília Bajour (2012), Colomer (2003-2008), Petit (2008), Rezende (2013), Langlade (2013), Jouve (2002 and 2013), Rouxel (2012 and 2013), and Thiollent (2008). The methodology used had the participation of a researcher and students of the 9th grade of Elementary School II, using reading/listening in a shared and autonomous way, of readers' reports in reading diaries, conversation circles and written production. The product consists of creative rewriting from the reading of the novel Senhor das Moscas, by William Golding, which resulted in the creation of new interpretations of the text. This research contemplated literary reading in the formation of young literary readers based on the conception of the reader's subjectivity.
Palabras clave: Literatura juvenil
youth literature
Leitura subjetiva
Subjective reading
Senhor das Moscas
lord of the flies
Ensino fundamental
Elementary School
Linguística
Linguistics
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Linguística
Literatura infantojuvenil
Incentivo à leitura
Leitura (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: GONÇALVES, Marlene Eurípedes. Literatura juvenil sob a luz da leitura subjetiva: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.191.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.191
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38366
Fecha de defensa: 23-mar-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LiteraturaJuvenilLuz.pdf14.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.