Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Marlene Eurípedes-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:29:39Z-
dc.date.available2023-07-04T14:29:39Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marlene Eurípedes. Literatura juvenil sob a luz da leitura subjetiva: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.191.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38366-
dc.description.abstractThe formation of literary readers is one of the great challenges encountered in teaching Literature in the 21st century. This problem goes beyond elementary school and permeates high school, given the problem of conceiving literature as a pretext for teaching grammar or considering only its historiographical bias. This research, in view of the concern to offer a teaching of literature, in public schools, capable of forming critical and creative readers, aimed to carry out a bibliographical research on the formation of literary readers and youth literature through perspective of subjective reading; and in the assumptions of action research. For that, we use as theoretical support Rildo Cosson (2006-2013-2020), Barthes (1987), Antônio Cândido (1995), Chambers (2007), Cecília Bajour (2012), Colomer (2003-2008), Petit (2008), Rezende (2013), Langlade (2013), Jouve (2002 and 2013), Rouxel (2012 and 2013), and Thiollent (2008). The methodology used had the participation of a researcher and students of the 9th grade of Elementary School II, using reading/listening in a shared and autonomous way, of readers' reports in reading diaries, conversation circles and written production. The product consists of creative rewriting from the reading of the novel Senhor das Moscas, by William Golding, which resulted in the creation of new interpretations of the text. This research contemplated literary reading in the formation of young literary readers based on the conception of the reader's subjectivity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectyouth literaturept_BR
dc.subjectLeitura subjetivapt_BR
dc.subjectSubjective readingpt_BR
dc.subjectSenhor das Moscaspt_BR
dc.subjectlord of the fliespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.titleLeitura juvenil sob a luz da leitura subjetiva: uma proposta para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeJuvenile reading in the light of subjective reading: a proposal for the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Biella, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293852928162135pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Carolina Duarte Damasceno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.contributor.referee2Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7211888093527597pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA formação de leitores literários é um dos grandes desafios encontrados no ensino de literatura do século XXI. Esse problema está além do Ensino Fundamental e perpassa o Ensino Médio, haja vista o problema da concepção da Literatura como pretexto para o ensino de gramática ou o seu caráter, tradicionalmente, apenas, historiográfico. Realizou-se, por meio desta dissertação, diante da preocupação em oferecer um ensino de literatura, nas escolas públicas, capaz de formar leitores críticos e criativos, uma pesquisa bibliográfica a respeito da formação de leitores literários e da literatura juvenil por meio da perspectiva da leitura subjetiva; e nos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, assentou-se, como suporte teórico, nos autores: Rildo Cosson (2006-2013-2020), Barthes (1987), Antônio Candido (1995), Chambers (2007), Cecilia Bajour (2012), Colomer (2003-2008), Petit (2008), Rezende (2013), Langlade (2013), Jouve (2002 e 2013), Rouxel (2012 e 2013), e Thiollent (2008). Colaboraram para a participação da pesquisa apresentada nesta dissertação a pesquisadora e estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental II. Utilizou-se a leitura/escuta de forma compartilhada e autônoma, de relatos dos leitores em diários de leitura, rodas de conversa e produção escrita. Propôs-se um produto ao término do trabalho, referente à reescrita criativa, a partir da leitura do romance Senhor das Moscas, de William Golding, cujo resultado implicou a criação de novas interpretações do texto. Esta pesquisa contemplou a leitura literária para a formação de leitores literários juvenis com base na concepção da subjetividade do leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration136pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.191pt_BR
dc.orcid.putcode138089602-
dc.crossref.doibatchid468b6766-6f06-419e-bc2a-77353553642f-
dc.subject.autorizadoLinguística-
dc.subject.autorizadoLiteratura infantojuvenil-
dc.subject.autorizadoIncentivo à leitura-
dc.subject.autorizadoLeitura (Ensino fundamental)-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaJuvenilLuz.pdf14.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.