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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38345| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6875-7163 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Embargado |
| Embargo Date: | 2025-06-20 |
| Title: | Relação das funções executivas com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança |
| Author: | Santos, Renata Iracema Ferreira dos |
| First Advisor: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
| First member of the Committee: | Rossini, Joaquim Carlos |
| Second member of the Committee: | Morales, Nívea de Macedo Oliveira |
| Summary: | O estudo das funções executivas (FE) e suas relações com outros domínios cognitivos é premente para melhor compreensão sobre as alterações neuropsicológicas que ocorrem durante a infância. O presente estudo de caso buscou descrever a relação das FE com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança. O menino de 10 anos e 11 meses de idade foi encaminhado para avaliação psicológica como parte do atendimento multidisciplinar em ambulatório especializado. Foram realizados rastreio cognitivo, anamnese, testes psicológicos, jogos e outros recursos lúdicos. Os resultados da avaliação psicológica apontaram dificuldades em “alternância”, mas facilidade em “flexibilidade” e “categorização”. Outros padrões identificados: problemas no raciocínio abstrato, linguagem e percepção visuoespacial, embora boa atenção concentrada e dividida. A dificuldade em linguagem se relaciona com as FE, pois, na leitura, a criança manipula mentalmente conjuntos de informações, conecta elementos do texto com informações prévias, ao mesmo tempo que inibe estímulos irrelevantes para compreensão. A conceituação deficitária relaciona-se, parcialmente, às FE, pois, demanda flexibilidade cognitiva, ou seja, ao estabelecer um raciocínio abstrato a criança necessitava identificar categorias, relacioná-las, mas, criar elementos a partir disso. Monitoramento e memória de trabalho, como aspectos executivos, podem ter influenciado o baixo desempenho em coordenação visomotora. O estabelecimento da relação entre FE e outros domínios cognitivos possibilita uma visão aprofundada do funcionamento do indivíduo em contextos de vida diversos. Este tipo de análise refina a investigação psicológica, detalhando aspectos individuais peculiares do paciente. Tais informações podem embasar planos de intervenção, acompanhamentos terapêuticos e prognósticos diversos. |
| Keywords: | Avaliação neuropsicológica infantil Funções executivas Domínios cognitivos Comportamento |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SANTOS, Renata Iracema Ferreira dos. Relação das funções executivas com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38345 |
| Date of defense: | 20-Jun-2023 |
| Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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