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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38345
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6875-7163 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2025-06-20 |
Título: | Relação das funções executivas com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança |
Autor: | Santos, Renata Iracema Ferreira dos |
Primer orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
Primer miembro de la banca: | Rossini, Joaquim Carlos |
Segundo miembro de la banca: | Morales, Nívea de Macedo Oliveira |
Resumen: | O estudo das funções executivas (FE) e suas relações com outros domínios cognitivos é premente para melhor compreensão sobre as alterações neuropsicológicas que ocorrem durante a infância. O presente estudo de caso buscou descrever a relação das FE com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança. O menino de 10 anos e 11 meses de idade foi encaminhado para avaliação psicológica como parte do atendimento multidisciplinar em ambulatório especializado. Foram realizados rastreio cognitivo, anamnese, testes psicológicos, jogos e outros recursos lúdicos. Os resultados da avaliação psicológica apontaram dificuldades em “alternância”, mas facilidade em “flexibilidade” e “categorização”. Outros padrões identificados: problemas no raciocínio abstrato, linguagem e percepção visuoespacial, embora boa atenção concentrada e dividida. A dificuldade em linguagem se relaciona com as FE, pois, na leitura, a criança manipula mentalmente conjuntos de informações, conecta elementos do texto com informações prévias, ao mesmo tempo que inibe estímulos irrelevantes para compreensão. A conceituação deficitária relaciona-se, parcialmente, às FE, pois, demanda flexibilidade cognitiva, ou seja, ao estabelecer um raciocínio abstrato a criança necessitava identificar categorias, relacioná-las, mas, criar elementos a partir disso. Monitoramento e memória de trabalho, como aspectos executivos, podem ter influenciado o baixo desempenho em coordenação visomotora. O estabelecimento da relação entre FE e outros domínios cognitivos possibilita uma visão aprofundada do funcionamento do indivíduo em contextos de vida diversos. Este tipo de análise refina a investigação psicológica, detalhando aspectos individuais peculiares do paciente. Tais informações podem embasar planos de intervenção, acompanhamentos terapêuticos e prognósticos diversos. |
Palabras clave: | Avaliação neuropsicológica infantil Funções executivas Domínios cognitivos Comportamento |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Renata Iracema Ferreira dos. Relação das funções executivas com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38345 |
Fecha de defensa: | 20-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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