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dc.creatorSantos, Renata Iracema Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-07-04T12:31:10Z-
dc.date.available2023-07-04T12:31:10Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Renata Iracema Ferreira dos. Relação das funções executivas com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38345-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAvaliação neuropsicológica infantilpt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectDomínios cognitivospt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleRelação das funções executivas com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Morales, Nívea de Macedo Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2902976866121100pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo das funções executivas (FE) e suas relações com outros domínios cognitivos é premente para melhor compreensão sobre as alterações neuropsicológicas que ocorrem durante a infância. O presente estudo de caso buscou descrever a relação das FE com demais domínios cognitivos e comportamentais avaliados em perfil neuropsicológico de uma criança. O menino de 10 anos e 11 meses de idade foi encaminhado para avaliação psicológica como parte do atendimento multidisciplinar em ambulatório especializado. Foram realizados rastreio cognitivo, anamnese, testes psicológicos, jogos e outros recursos lúdicos. Os resultados da avaliação psicológica apontaram dificuldades em “alternância”, mas facilidade em “flexibilidade” e “categorização”. Outros padrões identificados: problemas no raciocínio abstrato, linguagem e percepção visuoespacial, embora boa atenção concentrada e dividida. A dificuldade em linguagem se relaciona com as FE, pois, na leitura, a criança manipula mentalmente conjuntos de informações, conecta elementos do texto com informações prévias, ao mesmo tempo que inibe estímulos irrelevantes para compreensão. A conceituação deficitária relaciona-se, parcialmente, às FE, pois, demanda flexibilidade cognitiva, ou seja, ao estabelecer um raciocínio abstrato a criança necessitava identificar categorias, relacioná-las, mas, criar elementos a partir disso. Monitoramento e memória de trabalho, como aspectos executivos, podem ter influenciado o baixo desempenho em coordenação visomotora. O estabelecimento da relação entre FE e outros domínios cognitivos possibilita uma visão aprofundada do funcionamento do indivíduo em contextos de vida diversos. Este tipo de análise refina a investigação psicológica, detalhando aspectos individuais peculiares do paciente. Tais informações podem embasar planos de intervenção, acompanhamentos terapêuticos e prognósticos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode138089782-
dc.description.embargo2025-06-20-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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