Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38301| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9971-8076 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A expansão diagnóstica de TEA e TDAH: reverberações do mal-estar na infância contemporânea |
| Autor(es): | Pereira, Maria Paula Cunha Souza e Carrijo |
| Primeiro orientador: | Paravidini, João Luiz Leitão |
| Primeiro membro da banca: | Pohl, Katherine |
| Segundo membro da banca: | Teixeira, Bruna Caixeta Alves |
| Resumo: | Com a aproximação da psiquiatria com as neurociências, estruturou-se um novo modo de elaboração de categorias diagnósticas, onde o cérebro ganha um lócus privilegiado de manifestação das denominadas, anteriormente, doenças mentais. O discurso psiquiátrico que antes se restringia ao campo médico logra espaço em outros âmbitos da sociedade, circulando amplamente em instituições, como a família e a escola. Esse movimento de expansão do discurso técnico científico surte efeitos no olhar que direcionamos para a infância e para a montagem sintomática que as crianças apresentam na atualidade. Diante de um novo modo de produção de diagnósticos, duas chaves de leitura diagnóstica alcançam um lugar de prevalência, sendo eles: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, o presente trabalho buscou realizar um percurso pelos determinantes históricos e sociais que elevaram o TEA e o TDAH a nomenclaturas diagnósticas privilegiadas, visando tecer o que esses diagnósticos apontam e ao mesmo tempo escondem do mal estar das crianças na contemporaneidade. |
| Palavras-chave: | Infância TEA TDAH Contemporaneidade Mal-estar |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PEREIRA, Maria Paula Cunha Souza e Carrijo. A expansão diagnóstica de TEA e TDAH: reverberações do mal-estar na infância contemporânea. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38301 |
| Data de defesa: | 15-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ExpansãoDiagnósticaTEA.pdf | 455.19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
