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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38301
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pereira, Maria Paula Cunha Souza e Carrijo | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T13:20:21Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T13:20:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Paula Cunha Souza e Carrijo. A expansão diagnóstica de TEA e TDAH: reverberações do mal-estar na infância contemporânea. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38301 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Mal-estar | pt_BR |
dc.title | A expansão diagnóstica de TEA e TDAH: reverberações do mal-estar na infância contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paravidini, João Luiz Leitão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1972943414602000 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pohl, Katherine | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6103559916914768 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Bruna Caixeta Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1200012041160358 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a aproximação da psiquiatria com as neurociências, estruturou-se um novo modo de elaboração de categorias diagnósticas, onde o cérebro ganha um lócus privilegiado de manifestação das denominadas, anteriormente, doenças mentais. O discurso psiquiátrico que antes se restringia ao campo médico logra espaço em outros âmbitos da sociedade, circulando amplamente em instituições, como a família e a escola. Esse movimento de expansão do discurso técnico científico surte efeitos no olhar que direcionamos para a infância e para a montagem sintomática que as crianças apresentam na atualidade. Diante de um novo modo de produção de diagnósticos, duas chaves de leitura diagnóstica alcançam um lugar de prevalência, sendo eles: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, o presente trabalho buscou realizar um percurso pelos determinantes históricos e sociais que elevaram o TEA e o TDAH a nomenclaturas diagnósticas privilegiadas, visando tecer o que esses diagnósticos apontam e ao mesmo tempo escondem do mal estar das crianças na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 138022372 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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ExpansãoDiagnósticaTEA.pdf | 455.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
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