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dc.creatorPereira, Maria Paula Cunha Souza e Carrijo-
dc.date.accessioned2023-07-03T13:20:21Z-
dc.date.available2023-07-03T13:20:21Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Paula Cunha Souza e Carrijo. A expansão diagnóstica de TEA e TDAH: reverberações do mal-estar na infância contemporânea. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38301-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectMal-estarpt_BR
dc.titleA expansão diagnóstica de TEA e TDAH: reverberações do mal-estar na infância contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000pt_BR
dc.contributor.referee1Pohl, Katherine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6103559916914768pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Bruna Caixeta Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1200012041160358pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom a aproximação da psiquiatria com as neurociências, estruturou-se um novo modo de elaboração de categorias diagnósticas, onde o cérebro ganha um lócus privilegiado de manifestação das denominadas, anteriormente, doenças mentais. O discurso psiquiátrico que antes se restringia ao campo médico logra espaço em outros âmbitos da sociedade, circulando amplamente em instituições, como a família e a escola. Esse movimento de expansão do discurso técnico científico surte efeitos no olhar que direcionamos para a infância e para a montagem sintomática que as crianças apresentam na atualidade. Diante de um novo modo de produção de diagnósticos, duas chaves de leitura diagnóstica alcançam um lugar de prevalência, sendo eles: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, o presente trabalho buscou realizar um percurso pelos determinantes históricos e sociais que elevaram o TEA e o TDAH a nomenclaturas diagnósticas privilegiadas, visando tecer o que esses diagnósticos apontam e ao mesmo tempo escondem do mal estar das crianças na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode138022372-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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