Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38275
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-1877-1611
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O artista e o seu processo de criação em interface com o ensino de artes visuais
Autor(es): Resende, Patrick Miranda
Primeiro orientador: Melo, Roberta Maira de
Primeiro membro da banca: Silva, Elsieni Coelho da
Segundo membro da banca: Dória, Renato Palumbo
Resumo: Este estudo trata do meu processo criativo como artista visual e como o mesmo está presente na minha performance como professor de arte. Processo este que orienta o trabalho realizado nas aulas da turma do 1º ano do integral 1 do Ensino Médio na Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira em Indianópolis-MG no decorrer do primeiro bimestre letivo do ano de 2023. A prática estabelece a troca entre professor artistas e seus alunos proporcionando ferramentas de criação que perpassa pelo processo de colaboração mútua. Para esta discussão trago Denise Pereira e Fayga Ostrower para entender o processo de criação e a crítica sobre a massificação de metodologias de ensino. No processo adoto técnicas utilizadas por artistas do movimento surrealista e a relação do teste Rorschach com propostas que tendem a provocar a expressão da individualidade de um estudante.
Abstract: This study deals with my creative process as a visual artist and how it is present in my performance as an Art teacher. This guides the work realized in the 1st year 1 of high school in Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira in Indianópolis-MG during the first academic bimester of the year 2023. The practice stablishes the exchange between the artist teachers and their students providing creative tools that permeate the process of mutual collaboration. For this discussion I bring Denise Pereira and Fayga Ostroweer to understand the creative process and the critic of the massification of teaching methodologies. In the process I adopt techniques used by artist of the surrealist movement and the relation of Rorschach test with proposals that tend to provoke the individuality expression of a student.
Palavras-chave: Processo criativo
Creative process
Ensino
Education
Criação
Creation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RESENDE, Patrick Miranda. O artista e o seu processo de criação em interface com o ensino de artes visuais. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38275
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtistaProcessoCriação.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons