Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38275
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorResende, Patrick Miranda-
dc.date.accessioned2023-06-30T14:35:56Z-
dc.date.available2023-06-30T14:35:56Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationRESENDE, Patrick Miranda. O artista e o seu processo de criação em interface com o ensino de artes visuais. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38275-
dc.description.abstractThis study deals with my creative process as a visual artist and how it is present in my performance as an Art teacher. This guides the work realized in the 1st year 1 of high school in Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira in Indianópolis-MG during the first academic bimester of the year 2023. The practice stablishes the exchange between the artist teachers and their students providing creative tools that permeate the process of mutual collaboration. For this discussion I bring Denise Pereira and Fayga Ostroweer to understand the creative process and the critic of the massification of teaching methodologies. In the process I adopt techniques used by artist of the surrealist movement and the relation of Rorschach test with proposals that tend to provoke the individuality expression of a student.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.titleO artista e o seu processo de criação em interface com o ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee2Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata do meu processo criativo como artista visual e como o mesmo está presente na minha performance como professor de arte. Processo este que orienta o trabalho realizado nas aulas da turma do 1º ano do integral 1 do Ensino Médio na Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira em Indianópolis-MG no decorrer do primeiro bimestre letivo do ano de 2023. A prática estabelece a troca entre professor artistas e seus alunos proporcionando ferramentas de criação que perpassa pelo processo de colaboração mútua. Para esta discussão trago Denise Pereira e Fayga Ostrower para entender o processo de criação e a crítica sobre a massificação de metodologias de ensino. No processo adoto técnicas utilizadas por artistas do movimento surrealista e a relação do teste Rorschach com propostas que tendem a provocar a expressão da individualidade de um estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode137875276-
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArtistaProcessoCriação.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons