Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38275
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Resende, Patrick Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T14:35:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T14:35:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Patrick Miranda. O artista e o seu processo de criação em interface com o ensino de artes visuais. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38275 | - |
dc.description.abstract | This study deals with my creative process as a visual artist and how it is present in my performance as an Art teacher. This guides the work realized in the 1st year 1 of high school in Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira in Indianópolis-MG during the first academic bimester of the year 2023. The practice stablishes the exchange between the artist teachers and their students providing creative tools that permeate the process of mutual collaboration. For this discussion I bring Denise Pereira and Fayga Ostroweer to understand the creative process and the critic of the massification of teaching methodologies. In the process I adopt techniques used by artist of the surrealist movement and the relation of Rorschach test with proposals that tend to provoke the individuality expression of a student. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Creative process | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Creation | pt_BR |
dc.title | O artista e o seu processo de criação em interface com o ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Roberta Maira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elsieni Coelho da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8643978507041015 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dória, Renato Palumbo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2278287013957726 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo trata do meu processo criativo como artista visual e como o mesmo está presente na minha performance como professor de arte. Processo este que orienta o trabalho realizado nas aulas da turma do 1º ano do integral 1 do Ensino Médio na Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira em Indianópolis-MG no decorrer do primeiro bimestre letivo do ano de 2023. A prática estabelece a troca entre professor artistas e seus alunos proporcionando ferramentas de criação que perpassa pelo processo de colaboração mútua. Para esta discussão trago Denise Pereira e Fayga Ostrower para entender o processo de criação e a crítica sobre a massificação de metodologias de ensino. No processo adoto técnicas utilizadas por artistas do movimento surrealista e a relação do teste Rorschach com propostas que tendem a provocar a expressão da individualidade de um estudante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137875276 | - |
Aparece en las colecciones: | TCC - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArtistaProcessoCriação.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons