Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em ciências contábeis |
| Título(s) alternativo(s): | Training of students with deafness during the covid-19 pandemic: Reflections on curricular adaptations in undergraduate courses in accounting sciences |
| Autor(es): | Clementino, Ana Paula Araujo |
| Primeiro orientador: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Marli Auxiliadora da |
| Segundo membro da banca: | Barbosa, Josilene da Silva |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar se houve e quais foram as adaptações curriculares para atender aos(às) estudantes surdos(as) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia da covid-19, nos campi Pontal e Santa Mônica. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado online, obtendo-se a resposta de um coordenador, 19 docentes e cinco intérpretes de Libras que atuaram no ensino remoto, no período entre o segundo semestre de 2020 e 2021. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior desafia as estruturas curriculares a repensar os objetivos, como métodos de ensino, a organização das disciplinas, os recursos e as formas de avaliação. Conclui-se que foram organizados recursos visuais por parte de alguns/algumas professores(as) do curso de Ciências Contábeis nos dois campi para adaptar as metodologias de ensino, como inserção de gráficos, imagens, figuras, videoaulas com legendas, a fim de incluir as estudantes surdas no contexto das aulas remotas. Porém, esse empenho foi dificultado pelas próprias barreiras atitudinais, comunicacionais e metodológicas ainda presentes no interior do próprio processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. |
| Notas: | 96,0 |
| Palavras-chave: | Adaptação Curricular Ciências Contábeis Ensino Superior Inclusão Surdez |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | CLEMENTINO, Ana Paula Araujo. Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212 |
| Data de defesa: | 3-Fev-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoEstudantesSurdez.pdf | TCC | 414.47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
