Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em ciências contábeis
Título (s) alternativo (s): Training of students with deafness during the covid-19 pandemic: Reflections on curricular adaptations in undergraduate courses in accounting sciences
Autor: Clementino, Ana Paula Araujo
Primer orientador: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Primer miembro de la banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo miembro de la banca: Barbosa, Josilene da Silva
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo identificar se houve e quais foram as adaptações curriculares para atender aos(às) estudantes surdos(as) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia da covid-19, nos campi Pontal e Santa Mônica. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado online, obtendo-se a resposta de um coordenador, 19 docentes e cinco intérpretes de Libras que atuaram no ensino remoto, no período entre o segundo semestre de 2020 e 2021. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior desafia as estruturas curriculares a repensar os objetivos, como métodos de ensino, a organização das disciplinas, os recursos e as formas de avaliação. Conclui-se que foram organizados recursos visuais por parte de alguns/algumas professores(as) do curso de Ciências Contábeis nos dois campi para adaptar as metodologias de ensino, como inserção de gráficos, imagens, figuras, videoaulas com legendas, a fim de incluir as estudantes surdas no contexto das aulas remotas. Porém, esse empenho foi dificultado pelas próprias barreiras atitudinais, comunicacionais e metodológicas ainda presentes no interior do próprio processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
Notas: 96,0
Palabras clave: Adaptação Curricular
Ciências Contábeis
Ensino Superior
Inclusão
Surdez
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CLEMENTINO, Ana Paula Araujo. Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212
Fecha de defensa: 3-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoEstudantesSurdez.pdfTCC414.47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons