Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorClementino, Ana Paula Araujo-
dc.date.accessioned2023-06-28T13:54:13Z-
dc.date.available2023-06-28T13:54:13Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Ana Paula Araujo. Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212-
dc.description96,0pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdaptação Curricularpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleFormação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em ciências contábeispt_BR
dc.title.alternativeTraining of students with deafness during the covid-19 pandemic: Reflections on curricular adaptations in undergraduate courses in accounting sciencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Josilene da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420602803639963pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo identificar se houve e quais foram as adaptações curriculares para atender aos(às) estudantes surdos(as) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia da covid-19, nos campi Pontal e Santa Mônica. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado online, obtendo-se a resposta de um coordenador, 19 docentes e cinco intérpretes de Libras que atuaram no ensino remoto, no período entre o segundo semestre de 2020 e 2021. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior desafia as estruturas curriculares a repensar os objetivos, como métodos de ensino, a organização das disciplinas, os recursos e as formas de avaliação. Conclui-se que foram organizados recursos visuais por parte de alguns/algumas professores(as) do curso de Ciências Contábeis nos dois campi para adaptar as metodologias de ensino, como inserção de gráficos, imagens, figuras, videoaulas com legendas, a fim de incluir as estudantes surdas no contexto das aulas remotas. Porém, esse empenho foi dificultado pelas próprias barreiras atitudinais, comunicacionais e metodológicas ainda presentes no interior do próprio processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoEstudantesSurdez.pdfTCC414.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons