Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Clementino, Ana Paula Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T13:54:13Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T13:54:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTINO, Ana Paula Araujo. Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38212 | - |
dc.description | 96,0 | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Adaptação Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Formação de estudantes com surdez durante a pandemia de covid-19: Reflexões sobre as adaptações curriculares em cursos de graduação em ciências contábeis | pt_BR |
dc.title.alternative | Training of students with deafness during the covid-19 pandemic: Reflections on curricular adaptations in undergraduate courses in accounting sciences | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marli Auxiliadora da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6389622020342036 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Josilene da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9420602803639963 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo identificar se houve e quais foram as adaptações curriculares para atender aos(às) estudantes surdos(as) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia da covid-19, nos campi Pontal e Santa Mônica. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado online, obtendo-se a resposta de um coordenador, 19 docentes e cinco intérpretes de Libras que atuaram no ensino remoto, no período entre o segundo semestre de 2020 e 2021. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior desafia as estruturas curriculares a repensar os objetivos, como métodos de ensino, a organização das disciplinas, os recursos e as formas de avaliação. Conclui-se que foram organizados recursos visuais por parte de alguns/algumas professores(as) do curso de Ciências Contábeis nos dois campi para adaptar as metodologias de ensino, como inserção de gráficos, imagens, figuras, videoaulas com legendas, a fim de incluir as estudantes surdas no contexto das aulas remotas. Porém, esse empenho foi dificultado pelas próprias barreiras atitudinais, comunicacionais e metodológicas ainda presentes no interior do próprio processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 42 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoEstudantesSurdez.pdf | TCC | 414.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License