Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-5062-0446 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema |
Título(s) alternativo(s): | Impacts of bureaucracy on teaching work in the State of Minas Gerais under Romeu Zema government |
Autor(es): | Cazetta, Aline Mariane |
Primeiro orientador: | Vannuchi, Maria Lúcia |
Primeiro membro da banca: | Previtali, Fabiane Santana |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Terceiro membro da banca: | França, Robson Luiz de |
Resumo: | Este texto analisa os impactos da burocracia no trabalho docente; como ela impacta o trabalho individual e a estrutura de funcionamento das Escolas Estaduais em Minas Gerais. Os resultados obtidos são a análise das contradições entre o que se propõe nos documentos e a prática efetiva do cotidiano escolar, suportado por uma base teórica marxista. Tenho como hipótese que a burocracia é utilizada como um meio rígido de controle, fiscalização e alinhamento da instituição a práticas vinculadas aos projetos políticos do governo Romeu Zema (Partido Novo), atreladas à reforma gerencial que ocorre no campo da educação. Desta forma, evidenciam-se indícios de que a burocracia é elaborada para funcionar atendendo às demandas de controle e poder, sendo eficiente para a coleta sistemática de dados, em detrimento da melhoria da prática educacional. |
Abstract: | This text analyzes the impacts of bureaucracy on teaching work; how it impacts individual work and the operating structure of State Schools in Minas Gerais. The results obtained are the analysis of the contradictions between what is proposed in the documents and the effective practice of everyday school life, supported by a Marxist theoretical basis. My hypothesis is that bureaucracy is used as a rigid means of control, supervision and alignment of the institution with practices linked to the political projects of the Romeu Zema government (New Party), linked to the managerial reform that takes place in the field of education. In this way, there are indications that the bureaucracy is designed to function to meet the demands of control and power, being efficient for the systematic collection of data, to the detriment of the improvement of educational practice. |
Palavras-chave: | Burocracia Educação Trabalho Bureaucracy Education Work |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Sociologia Professores - Participação na administração - Minas Gerais Sociologia organizacional - Minas Gerais Educação - Aspectos políticos - Minas Gerais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Referência: | CAZETTA, Aline Mariane. Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945 |
Última página do volume: | Educação - Burocracia - Minas Gerais |
Data de defesa: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImpactosDaBurocracia.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons