Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-5062-0446
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema
Título(s) alternativo(s): Impacts of bureaucracy on teaching work in the State of Minas Gerais under Romeu Zema government
Autor(es): Cazetta, Aline Mariane
Primeiro orientador: Vannuchi, Maria Lúcia
Primeiro membro da banca: Previtali, Fabiane Santana
Segundo membro da banca: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Terceiro membro da banca: França, Robson Luiz de
Resumo: Este texto analisa os impactos da burocracia no trabalho docente; como ela impacta o trabalho individual e a estrutura de funcionamento das Escolas Estaduais em Minas Gerais. Os resultados obtidos são a análise das contradições entre o que se propõe nos documentos e a prática efetiva do cotidiano escolar, suportado por uma base teórica marxista. Tenho como hipótese que a burocracia é utilizada como um meio rígido de controle, fiscalização e alinhamento da instituição a práticas vinculadas aos projetos políticos do governo Romeu Zema (Partido Novo), atreladas à reforma gerencial que ocorre no campo da educação. Desta forma, evidenciam-se indícios de que a burocracia é elaborada para funcionar atendendo às demandas de controle e poder, sendo eficiente para a coleta sistemática de dados, em detrimento da melhoria da prática educacional.
Abstract: This text analyzes the impacts of bureaucracy on teaching work; how it impacts individual work and the operating structure of State Schools in Minas Gerais. The results obtained are the analysis of the contradictions between what is proposed in the documents and the effective practice of everyday school life, supported by a Marxist theoretical basis. My hypothesis is that bureaucracy is used as a rigid means of control, supervision and alignment of the institution with practices linked to the political projects of the Romeu Zema government (New Party), linked to the managerial reform that takes place in the field of education. In this way, there are indications that the bureaucracy is designed to function to meet the demands of control and power, being efficient for the systematic collection of data, to the detriment of the improvement of educational practice.
Palavras-chave: Burocracia
Educação
Trabalho
Bureaucracy
Education
Work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Sociologia
Professores - Participação na administração - Minas Gerais
Sociologia organizacional - Minas Gerais
Educação - Aspectos políticos - Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: CAZETTA, Aline Mariane. Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945
Última página do volume: Educação - Burocracia - Minas Gerais
Data de defesa: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactosDaBurocracia.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons