Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCazetta, Aline Mariane-
dc.date.accessioned2023-06-01T21:05:18Z-
dc.date.available2023-06-01T21:05:18Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationCAZETTA, Aline Mariane. Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945-
dc.description.abstractThis text analyzes the impacts of bureaucracy on teaching work; how it impacts individual work and the operating structure of State Schools in Minas Gerais. The results obtained are the analysis of the contradictions between what is proposed in the documents and the effective practice of everyday school life, supported by a Marxist theoretical basis. My hypothesis is that bureaucracy is used as a rigid means of control, supervision and alignment of the institution with practices linked to the political projects of the Romeu Zema government (New Party), linked to the managerial reform that takes place in the field of education. In this way, there are indications that the bureaucracy is designed to function to meet the demands of control and power, being efficient for the systematic collection of data, to the detriment of the improvement of educational practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectBureaucracypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.titleImpactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zemapt_BR
dc.title.alternativeImpacts of bureaucracy on teaching work in the State of Minas Gerais under Romeu Zema governmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.citation.epageEducação - Burocracia - Minas Gerais-
dc.contributor.advisor1Vannuchi, Maria Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297477251961052pt_BR
dc.contributor.referee1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963pt_BR
dc.contributor.referee3França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6921747868454700pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste texto analisa os impactos da burocracia no trabalho docente; como ela impacta o trabalho individual e a estrutura de funcionamento das Escolas Estaduais em Minas Gerais. Os resultados obtidos são a análise das contradições entre o que se propõe nos documentos e a prática efetiva do cotidiano escolar, suportado por uma base teórica marxista. Tenho como hipótese que a burocracia é utilizada como um meio rígido de controle, fiscalização e alinhamento da instituição a práticas vinculadas aos projetos políticos do governo Romeu Zema (Partido Novo), atreladas à reforma gerencial que ocorre no campo da educação. Desta forma, evidenciam-se indícios de que a burocracia é elaborada para funcionar atendendo às demandas de controle e poder, sendo eficiente para a coleta sistemática de dados, em detrimento da melhoria da prática educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration131pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206pt_BR
dc.orcid.putcode136186030-
dc.crossref.doibatchid3bd37361-6f9b-4cc5-8e5a-52e4dcea2cab-
dc.subject.autorizadoSociologiapt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Participação na administração - Minas Gerais-
dc.subject.autorizadoSociologia organizacional - Minas Gerais-
dc.subject.autorizadoEducação - Aspectos políticos - Minas Gerais-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactosDaBurocracia.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons