Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-5062-0446
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema
Título (s) alternativo (s): Impacts of bureaucracy on teaching work in the State of Minas Gerais under Romeu Zema government
Autor: Cazetta, Aline Mariane
Primer orientador: Vannuchi, Maria Lúcia
Primer miembro de la banca: Previtali, Fabiane Santana
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Tercer miembro de la banca: França, Robson Luiz de
Resumen: Este texto analisa os impactos da burocracia no trabalho docente; como ela impacta o trabalho individual e a estrutura de funcionamento das Escolas Estaduais em Minas Gerais. Os resultados obtidos são a análise das contradições entre o que se propõe nos documentos e a prática efetiva do cotidiano escolar, suportado por uma base teórica marxista. Tenho como hipótese que a burocracia é utilizada como um meio rígido de controle, fiscalização e alinhamento da instituição a práticas vinculadas aos projetos políticos do governo Romeu Zema (Partido Novo), atreladas à reforma gerencial que ocorre no campo da educação. Desta forma, evidenciam-se indícios de que a burocracia é elaborada para funcionar atendendo às demandas de controle e poder, sendo eficiente para a coleta sistemática de dados, em detrimento da melhoria da prática educacional.
Abstract: This text analyzes the impacts of bureaucracy on teaching work; how it impacts individual work and the operating structure of State Schools in Minas Gerais. The results obtained are the analysis of the contradictions between what is proposed in the documents and the effective practice of everyday school life, supported by a Marxist theoretical basis. My hypothesis is that bureaucracy is used as a rigid means of control, supervision and alignment of the institution with practices linked to the political projects of the Romeu Zema government (New Party), linked to the managerial reform that takes place in the field of education. In this way, there are indications that the bureaucracy is designed to function to meet the demands of control and power, being efficient for the systematic collection of data, to the detriment of the improvement of educational practice.
Palabras clave: Burocracia
Educação
Trabalho
Bureaucracy
Education
Work
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Sociologia
Professores - Participação na administração - Minas Gerais
Sociologia organizacional - Minas Gerais
Educação - Aspectos políticos - Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Cita: CAZETTA, Aline Mariane. Impactos da burocracia no trabalho docente no Estado de Minas Gerais sob o governo Romeu Zema. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.206
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37945
Última página del volumen: Educação - Burocracia - Minas Gerais
Fecha de defensa: 12-dic-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImpactosDaBurocracia.pdf1.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons