Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0581-3292
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Título: Leituras do corpo por meio da educação somática: Da encruzilhada para as artes da cena.
Título(s) alternativo(s): Body readings through somatic education: From crossroads to performing arts
Autor(es): Caeu, Guilherme
Primeiro orientador: Caon, Paulina Maria
Primeiro membro da banca: Ramos, Jarbas Siqueira
Segundo membro da banca: Silva, Renata de Lima
Resumo: Com esta pesquisa proponho uma reflexão sobre o processo e os resultados de uma exploração cênica, utilizando práticas da Educação Somática, especialmente as abordagens Body Mind Movement e Inner Balance, como procedimentos de treinamento corporal, vislumbrando a elaboração de um trabalho experimental e performativo na linguagem do audiovisual. O material cênico e processo criativo que narro foram atravessados pela concepção de corpo-encruzilhada, conceituado por Jarbas Siqueira Ramos e as performances do tempo-espiralar, estudadas e difundidas por Leda Maria Martins. Ritualizada. Incorporada. Corporificada. Dânia Adaliane narra histórias e memórias de Jandira de Nanã, sua avó. Além do texto da dissertação aqui apresentada, compartilhamos com a pessoa leitora uma plataforma digital com algumas práticas corporais que experimentamos em nosso processo criativo, para que possamos comungar das inteligências próprias do corpo e alguns cuidados de si, dentro e/ou fora de contextos artísticos, que emergiram ao longo do processo.
Abstract: With this research, I propose a reflection on the process and results of a scenic exploration using practices of Somatic Education, especially the Body Mind Movement and Inner Balance approaches, as body training procedures, envisioning the development of an experimental and performative work in the audiovisual language. The scenic material and creative process that I narrate were influenced by the concept of body-crossroads, by Jarbas Siqueira Ramos, and the spiral-time performances, studied and disseminated by Leda Maria Martins. Ritualized. Incorporated. Embodied. Dânia Adaliane narrates stories and memories of Jandira de Nanã, her grandmother. In addition to the dissertation text presented here, we share with the reader a digital platform with some bodily practices that we experimented with in our creative process, so that we can share the body's own intelligences and some self-care within and/or outside of artistic contexts that emerged throughout the process.
Notas: Utilização de nome artístico de autor.
Palavras-chave: Corpo-encruzilhada
Body-crossroads
Educação Somática
Somatic Education.
Processos criativos em Artes Cênicas
Creative processes in Scenic Arts
Relações étnico-raciais
Ethnic-racial relations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes cênicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: CAEU, Guilherme. Leituras do corpo por meio da educação somática: da encruzilhada para as artes da cena. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
Data de defesa: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeiturasDoCorpo.pdf
  Até 2025-04-25
Dissertação3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons