Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Caeu, Guilherme | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T21:20:28Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T21:20:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | CAEU, Guilherme. Leituras do corpo por meio da educação somática: da encruzilhada para as artes da cena. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912 | - |
dc.description | Utilização de nome artístico de autor. | pt_BR |
dc.description.abstract | With this research, I propose a reflection on the process and results of a scenic exploration using practices of Somatic Education, especially the Body Mind Movement and Inner Balance approaches, as body training procedures, envisioning the development of an experimental and performative work in the audiovisual language. The scenic material and creative process that I narrate were influenced by the concept of body-crossroads, by Jarbas Siqueira Ramos, and the spiral-time performances, studied and disseminated by Leda Maria Martins. Ritualized. Incorporated. Embodied. Dânia Adaliane narrates stories and memories of Jandira de Nanã, her grandmother. In addition to the dissertation text presented here, we share with the reader a digital platform with some bodily practices that we experimented with in our creative process, so that we can share the body's own intelligences and some self-care within and/or outside of artistic contexts that emerged throughout the process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Corpo-encruzilhada | pt_BR |
dc.subject | Body-crossroads | pt_BR |
dc.subject | Educação Somática | pt_BR |
dc.subject | Somatic Education. | pt_BR |
dc.subject | Processos criativos em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject | Creative processes in Scenic Arts | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.title | Leituras do corpo por meio da educação somática: Da encruzilhada para as artes da cena. | pt_BR |
dc.title.alternative | Body readings through somatic education: From crossroads to performing arts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Caon, Paulina Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4440863322840233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Jarbas Siqueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8633520438663625 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Renata de Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9684039080990993 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3390787832209443 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com esta pesquisa proponho uma reflexão sobre o processo e os resultados de uma exploração cênica, utilizando práticas da Educação Somática, especialmente as abordagens Body Mind Movement e Inner Balance, como procedimentos de treinamento corporal, vislumbrando a elaboração de um trabalho experimental e performativo na linguagem do audiovisual. O material cênico e processo criativo que narro foram atravessados pela concepção de corpo-encruzilhada, conceituado por Jarbas Siqueira Ramos e as performances do tempo-espiralar, estudadas e difundidas por Leda Maria Martins. Ritualizada. Incorporada. Corporificada. Dânia Adaliane narra histórias e memórias de Jandira de Nanã, sua avó. Além do texto da dissertação aqui apresentada, compartilhamos com a pessoa leitora uma plataforma digital com algumas práticas corporais que experimentamos em nosso processo criativo, para que possamos comungar das inteligências próprias do corpo e alguns cuidados de si, dentro e/ou fora de contextos artísticos, que emergiram ao longo do processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 129 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | Eu, Gleison Guilherme dos Santos, venho por meio desta justificar a minha opção de publicar apenas uma parte da minha dissertação, intitulada LEITURAS DO CORPO POR MEIO DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA: DA ENCRUZILHADA PARA AS ARTES DA CENA, ao invés de publicar a dissertação completa. A minha escolha se baseia em quatro motivos principais: 1. Tempo necessário para publicar a dissertação na forma de artigo ou de livro: acredito que a publicação da minha dissertação na forma de artigo ou de livro é fundamental para a divulgação do meu trabalho e para a contribuição acadêmica na minha área de pesquisa. No entanto, essa publicação requer um tempo significativo para a revisão e aperfeiçoamento do texto, além da adequação às normas de publicação de revistas e editoras. Considerando a minha carga de trabalho atual e a necessidade de atender a outras demandas acadêmicas e profissionais, optei por priorizar a publicação da parte mais relevante da minha pesquisa. 2. Tempo para correções complementares em conjunto com a orientadora da pesquisa: embora a minha dissertação tenha sido aprovada pela banca examinadora, entendo que existem pontos que ainda precisam ser aprimorados e revisados para garantir a qualidade do meu trabalho. Por isso, decidi dedicar mais tempo para trabalhar em conjunto com a minha orientadora na elaboração dessas correções e ajustes. Essa colaboração é essencial para que eu possa produzir um trabalho de maior qualidade e relevância. 3. Compreensão da necessidade de revisões profissionais para ter mais qualidade em seu compartilhamento: por fim, entendo que a minha pesquisa precisa passar por revisões profissionais para que possa ser compartilhada com mais qualidade e precisão. A publicação parcial me permitirá focar em uma parte específica da minha dissertação e, consequentemente, aperfeiçoá-la de forma mais eficiente e eficaz. 4. O conceito de CORPO-PALIMPSESTO, apresentado na minha pesquisa, é uma criação minha e, por isso, pretendo patenteá-lo antes da publicação integral do trabalho. Essa medida visa garantir os direitos autorais sobre a minha criação e evitar possíveis plágios ou uso indevido do conceito. Sendo assim, espero que a minha justificativa seja compreendida e que a publicação parcial da minha dissertação possa contribuir de forma significativa para a minha carreira acadêmica e profissional. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 135760198 | - |
dc.crossref.doibatchid | 9edc0c10-e210-490e-85c7-735c1a16f484 | - |
dc.subject.autorizado | Artes cênicas | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LeiturasDoCorpo.pdf Until 2025-04-25 | Dissertação | 3.21 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License