Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0581-3292 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Título: | Leituras do corpo por meio da educação somática: Da encruzilhada para as artes da cena. |
Título (s) alternativo (s): | Body readings through somatic education: From crossroads to performing arts |
Autor: | Caeu, Guilherme |
Primer orientador: | Caon, Paulina Maria |
Primer miembro de la banca: | Ramos, Jarbas Siqueira |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Renata de Lima |
Resumen: | Com esta pesquisa proponho uma reflexão sobre o processo e os resultados de uma exploração cênica, utilizando práticas da Educação Somática, especialmente as abordagens Body Mind Movement e Inner Balance, como procedimentos de treinamento corporal, vislumbrando a elaboração de um trabalho experimental e performativo na linguagem do audiovisual. O material cênico e processo criativo que narro foram atravessados pela concepção de corpo-encruzilhada, conceituado por Jarbas Siqueira Ramos e as performances do tempo-espiralar, estudadas e difundidas por Leda Maria Martins. Ritualizada. Incorporada. Corporificada. Dânia Adaliane narra histórias e memórias de Jandira de Nanã, sua avó. Além do texto da dissertação aqui apresentada, compartilhamos com a pessoa leitora uma plataforma digital com algumas práticas corporais que experimentamos em nosso processo criativo, para que possamos comungar das inteligências próprias do corpo e alguns cuidados de si, dentro e/ou fora de contextos artísticos, que emergiram ao longo do processo. |
Abstract: | With this research, I propose a reflection on the process and results of a scenic exploration using practices of Somatic Education, especially the Body Mind Movement and Inner Balance approaches, as body training procedures, envisioning the development of an experimental and performative work in the audiovisual language. The scenic material and creative process that I narrate were influenced by the concept of body-crossroads, by Jarbas Siqueira Ramos, and the spiral-time performances, studied and disseminated by Leda Maria Martins. Ritualized. Incorporated. Embodied. Dânia Adaliane narrates stories and memories of Jandira de Nanã, her grandmother. In addition to the dissertation text presented here, we share with the reader a digital platform with some bodily practices that we experimented with in our creative process, so that we can share the body's own intelligences and some self-care within and/or outside of artistic contexts that emerged throughout the process. |
Notas: | Utilização de nome artístico de autor. |
Palabras clave: | Corpo-encruzilhada Body-crossroads Educação Somática Somatic Education. Processos criativos em Artes Cênicas Creative processes in Scenic Arts Relações étnico-raciais Ethnic-racial relations |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Artes cênicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Cita: | CAEU, Guilherme. Leituras do corpo por meio da educação somática: da encruzilhada para as artes da cena. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912 |
Fecha de defensa: | 27-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeiturasDoCorpo.pdf Hasta 2025-04-25 | Dissertação | 3.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons