Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0581-3292
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Title: Leituras do corpo por meio da educação somática: Da encruzilhada para as artes da cena.
Alternate title (s): Body readings through somatic education: From crossroads to performing arts
Author: Caeu, Guilherme
First Advisor: Caon, Paulina Maria
First member of the Committee: Ramos, Jarbas Siqueira
Second member of the Committee: Silva, Renata de Lima
Summary: Com esta pesquisa proponho uma reflexão sobre o processo e os resultados de uma exploração cênica, utilizando práticas da Educação Somática, especialmente as abordagens Body Mind Movement e Inner Balance, como procedimentos de treinamento corporal, vislumbrando a elaboração de um trabalho experimental e performativo na linguagem do audiovisual. O material cênico e processo criativo que narro foram atravessados pela concepção de corpo-encruzilhada, conceituado por Jarbas Siqueira Ramos e as performances do tempo-espiralar, estudadas e difundidas por Leda Maria Martins. Ritualizada. Incorporada. Corporificada. Dânia Adaliane narra histórias e memórias de Jandira de Nanã, sua avó. Além do texto da dissertação aqui apresentada, compartilhamos com a pessoa leitora uma plataforma digital com algumas práticas corporais que experimentamos em nosso processo criativo, para que possamos comungar das inteligências próprias do corpo e alguns cuidados de si, dentro e/ou fora de contextos artísticos, que emergiram ao longo do processo.
Abstract: With this research, I propose a reflection on the process and results of a scenic exploration using practices of Somatic Education, especially the Body Mind Movement and Inner Balance approaches, as body training procedures, envisioning the development of an experimental and performative work in the audiovisual language. The scenic material and creative process that I narrate were influenced by the concept of body-crossroads, by Jarbas Siqueira Ramos, and the spiral-time performances, studied and disseminated by Leda Maria Martins. Ritualized. Incorporated. Embodied. Dânia Adaliane narrates stories and memories of Jandira de Nanã, her grandmother. In addition to the dissertation text presented here, we share with the reader a digital platform with some bodily practices that we experimented with in our creative process, so that we can share the body's own intelligences and some self-care within and/or outside of artistic contexts that emerged throughout the process.
Notes: Utilização de nome artístico de autor.
Keywords: Corpo-encruzilhada
Body-crossroads
Educação Somática
Somatic Education.
Processos criativos em Artes Cênicas
Creative processes in Scenic Arts
Relações étnico-raciais
Ethnic-racial relations
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Artes cênicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: CAEU, Guilherme. Leituras do corpo por meio da educação somática: da encruzilhada para as artes da cena. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
Date of defense: 27-Jan-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeiturasDoCorpo.pdf
  Until 2025-04-25
Dissertação3.21 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons