Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0581-3292 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Embargado |
Title: | Leituras do corpo por meio da educação somática: Da encruzilhada para as artes da cena. |
Alternate title (s): | Body readings through somatic education: From crossroads to performing arts |
Author: | Caeu, Guilherme |
First Advisor: | Caon, Paulina Maria |
First member of the Committee: | Ramos, Jarbas Siqueira |
Second member of the Committee: | Silva, Renata de Lima |
Summary: | Com esta pesquisa proponho uma reflexão sobre o processo e os resultados de uma exploração cênica, utilizando práticas da Educação Somática, especialmente as abordagens Body Mind Movement e Inner Balance, como procedimentos de treinamento corporal, vislumbrando a elaboração de um trabalho experimental e performativo na linguagem do audiovisual. O material cênico e processo criativo que narro foram atravessados pela concepção de corpo-encruzilhada, conceituado por Jarbas Siqueira Ramos e as performances do tempo-espiralar, estudadas e difundidas por Leda Maria Martins. Ritualizada. Incorporada. Corporificada. Dânia Adaliane narra histórias e memórias de Jandira de Nanã, sua avó. Além do texto da dissertação aqui apresentada, compartilhamos com a pessoa leitora uma plataforma digital com algumas práticas corporais que experimentamos em nosso processo criativo, para que possamos comungar das inteligências próprias do corpo e alguns cuidados de si, dentro e/ou fora de contextos artísticos, que emergiram ao longo do processo. |
Abstract: | With this research, I propose a reflection on the process and results of a scenic exploration using practices of Somatic Education, especially the Body Mind Movement and Inner Balance approaches, as body training procedures, envisioning the development of an experimental and performative work in the audiovisual language. The scenic material and creative process that I narrate were influenced by the concept of body-crossroads, by Jarbas Siqueira Ramos, and the spiral-time performances, studied and disseminated by Leda Maria Martins. Ritualized. Incorporated. Embodied. Dânia Adaliane narrates stories and memories of Jandira de Nanã, her grandmother. In addition to the dissertation text presented here, we share with the reader a digital platform with some bodily practices that we experimented with in our creative process, so that we can share the body's own intelligences and some self-care within and/or outside of artistic contexts that emerged throughout the process. |
Notes: | Utilização de nome artístico de autor. |
Keywords: | Corpo-encruzilhada Body-crossroads Educação Somática Somatic Education. Processos criativos em Artes Cênicas Creative processes in Scenic Arts Relações étnico-raciais Ethnic-racial relations |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Artes cênicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Quote: | CAEU, Guilherme. Leituras do corpo por meio da educação somática: da encruzilhada para as artes da cena. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7047 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37912 |
Date of defense: | 27-Jan-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LeiturasDoCorpo.pdf Until 2025-04-25 | Dissertação | 3.21 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License