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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-1745-2894 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Tarefa de casa da educação brasileira: cenário das discussões na atualidade |
Título (s) alternativo (s): | Homework in brazilian education: scenario of current discussions Compiti per casa nell'educazione in Brasile: scenario attuale delle discussioni |
Autor: | Nunes, Izabella Anaja Romão de Paula |
Primer orientador: | Furtado, Waléria |
Primer miembro de la banca: | Vilela, Maria Aparecida |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Lucia Helena |
Resumen: | A tarefa de casa é uma prática escolar conhecida e aplicada em todas as esferas educacionais. Ainda que aceita por todos os professores e professoras, considera-se uma atividade pouco refletida uma vez que não é contemplada nas principais obras brasileiras que discutem a Didática, quanto menos aquelas voltadas ao planejamento educacional. Ao investigar a tarefa de casa (TC) levanta-se algumas questões norteadoras: Qual o cenário atual de discussões e metodologias sobre a tarefa de casa? Qual a percepção de docentes que participaram das pesquisas até hoje desenvolvidas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições das teses e dissertações encontradas nos últimos 12 anos. Para tanto decidiu-se mapear dissertações e teses dos principais bancos de dados brasileiros a partir de 2010, discutir as contribuições encontradas e compreender a visão docente acerca da tarefa de casa. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa a fim de analisar as pesquisas, sendo escolhido como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A análise dos dados permitiu compreender que a tarefa de casa é uma prática realizada por todas as professoras, e que apresenta uma vertente tradicional, pois sua função para as professoras é basicamente apenas a fixação de conteúdos. A visão docente acerca desta prática apresenta-se de maneira contraditória, pois ao passo que as professoras alegam ser necessária, não se sabe ao certo qual é o seu objetivo. Nas análises encontram-se traços positivos, tais como a função de diálogo entre a escola e os pais, ao mesmo tempo uma vertente punitiva e classificatória, pois nem todos os pais têm a possibilidade de realizar a tarefa junto às crianças, tampouco são todas as crianças que conseguem realizá-la sem a supervisão das professoras. visão experiencial das professoras, porém sabe-se pouco teoricamente, pois aparentemente é ignorada na formação de professores e em discussões de planejamento. A TC é muito calcada nos conhecimentos experienciais, não existindo abundância de estudos, pesquisas e reflexões aprofundadas sobre essa prática tão cotidiana. |
Palabras clave: | Tarefa de casa Dever de casa Didática Formação docente |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NUNES, Izabella Anaja Romão de Paula. Tarefa de casa na educação brasileira: cenário das discussões na atualidade. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876 |
Fecha de defensa: | 23-nov-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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