Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Izabella Anaja Romão de Paula-
dc.date.accessioned2023-05-19T18:53:58Z-
dc.date.available2023-05-19T18:53:58Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationNUNES, Izabella Anaja Romão de Paula. Tarefa de casa na educação brasileira: cenário das discussões na atualidade. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTarefa de casapt_BR
dc.subjectDever de casapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleTarefa de casa da educação brasileira: cenário das discussões na atualidadept_BR
dc.title.alternativeHomework in brazilian education: scenario of current discussionspt_BR
dc.title.alternativeCompiti per casa nell'educazione in Brasile: scenario attuale delle discussionipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Waléria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442527585696210pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lucia Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747663908957516pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA tarefa de casa é uma prática escolar conhecida e aplicada em todas as esferas educacionais. Ainda que aceita por todos os professores e professoras, considera-se uma atividade pouco refletida uma vez que não é contemplada nas principais obras brasileiras que discutem a Didática, quanto menos aquelas voltadas ao planejamento educacional. Ao investigar a tarefa de casa (TC) levanta-se algumas questões norteadoras: Qual o cenário atual de discussões e metodologias sobre a tarefa de casa? Qual a percepção de docentes que participaram das pesquisas até hoje desenvolvidas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições das teses e dissertações encontradas nos últimos 12 anos. Para tanto decidiu-se mapear dissertações e teses dos principais bancos de dados brasileiros a partir de 2010, discutir as contribuições encontradas e compreender a visão docente acerca da tarefa de casa. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa a fim de analisar as pesquisas, sendo escolhido como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A análise dos dados permitiu compreender que a tarefa de casa é uma prática realizada por todas as professoras, e que apresenta uma vertente tradicional, pois sua função para as professoras é basicamente apenas a fixação de conteúdos. A visão docente acerca desta prática apresenta-se de maneira contraditória, pois ao passo que as professoras alegam ser necessária, não se sabe ao certo qual é o seu objetivo. Nas análises encontram-se traços positivos, tais como a função de diálogo entre a escola e os pais, ao mesmo tempo uma vertente punitiva e classificatória, pois nem todos os pais têm a possibilidade de realizar a tarefa junto às crianças, tampouco são todas as crianças que conseguem realizá-la sem a supervisão das professoras. visão experiencial das professoras, porém sabe-se pouco teoricamente, pois aparentemente é ignorada na formação de professores e em discussões de planejamento. A TC é muito calcada nos conhecimentos experienciais, não existindo abundância de estudos, pesquisas e reflexões aprofundadas sobre essa prática tão cotidiana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.orcid.putcode135421935-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TarefaCasaEducação.pdfTCC730.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons