Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Izabella Anaja Romão de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T18:53:58Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T18:53:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Izabella Anaja Romão de Paula. Tarefa de casa na educação brasileira: cenário das discussões na atualidade. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Tarefa de casa | pt_BR |
dc.subject | Dever de casa | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Tarefa de casa da educação brasileira: cenário das discussões na atualidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Homework in brazilian education: scenario of current discussions | pt_BR |
dc.title.alternative | Compiti per casa nell'educazione in Brasile: scenario attuale delle discussioni | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Furtado, Waléria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0442527585696210 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Maria Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Lucia Helena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855923237846079 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9747663908957516 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A tarefa de casa é uma prática escolar conhecida e aplicada em todas as esferas educacionais. Ainda que aceita por todos os professores e professoras, considera-se uma atividade pouco refletida uma vez que não é contemplada nas principais obras brasileiras que discutem a Didática, quanto menos aquelas voltadas ao planejamento educacional. Ao investigar a tarefa de casa (TC) levanta-se algumas questões norteadoras: Qual o cenário atual de discussões e metodologias sobre a tarefa de casa? Qual a percepção de docentes que participaram das pesquisas até hoje desenvolvidas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições das teses e dissertações encontradas nos últimos 12 anos. Para tanto decidiu-se mapear dissertações e teses dos principais bancos de dados brasileiros a partir de 2010, discutir as contribuições encontradas e compreender a visão docente acerca da tarefa de casa. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa a fim de analisar as pesquisas, sendo escolhido como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A análise dos dados permitiu compreender que a tarefa de casa é uma prática realizada por todas as professoras, e que apresenta uma vertente tradicional, pois sua função para as professoras é basicamente apenas a fixação de conteúdos. A visão docente acerca desta prática apresenta-se de maneira contraditória, pois ao passo que as professoras alegam ser necessária, não se sabe ao certo qual é o seu objetivo. Nas análises encontram-se traços positivos, tais como a função de diálogo entre a escola e os pais, ao mesmo tempo uma vertente punitiva e classificatória, pois nem todos os pais têm a possibilidade de realizar a tarefa junto às crianças, tampouco são todas as crianças que conseguem realizá-la sem a supervisão das professoras. visão experiencial das professoras, porém sabe-se pouco teoricamente, pois aparentemente é ignorada na formação de professores e em discussões de planejamento. A TC é muito calcada nos conhecimentos experienciais, não existindo abundância de estudos, pesquisas e reflexões aprofundadas sobre essa prática tão cotidiana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 135421935 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TarefaCasaEducação.pdf | TCC | 730.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License