Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1745-2894
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Tarefa de casa da educação brasileira: cenário das discussões na atualidade
Alternate title (s): Homework in brazilian education: scenario of current discussions
Compiti per casa nell'educazione in Brasile: scenario attuale delle discussioni
Author: Nunes, Izabella Anaja Romão de Paula
First Advisor: Furtado, Waléria
First member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida
Second member of the Committee: Oliveira, Lucia Helena
Summary: A tarefa de casa é uma prática escolar conhecida e aplicada em todas as esferas educacionais. Ainda que aceita por todos os professores e professoras, considera-se uma atividade pouco refletida uma vez que não é contemplada nas principais obras brasileiras que discutem a Didática, quanto menos aquelas voltadas ao planejamento educacional. Ao investigar a tarefa de casa (TC) levanta-se algumas questões norteadoras: Qual o cenário atual de discussões e metodologias sobre a tarefa de casa? Qual a percepção de docentes que participaram das pesquisas até hoje desenvolvidas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições das teses e dissertações encontradas nos últimos 12 anos. Para tanto decidiu-se mapear dissertações e teses dos principais bancos de dados brasileiros a partir de 2010, discutir as contribuições encontradas e compreender a visão docente acerca da tarefa de casa. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa a fim de analisar as pesquisas, sendo escolhido como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A análise dos dados permitiu compreender que a tarefa de casa é uma prática realizada por todas as professoras, e que apresenta uma vertente tradicional, pois sua função para as professoras é basicamente apenas a fixação de conteúdos. A visão docente acerca desta prática apresenta-se de maneira contraditória, pois ao passo que as professoras alegam ser necessária, não se sabe ao certo qual é o seu objetivo. Nas análises encontram-se traços positivos, tais como a função de diálogo entre a escola e os pais, ao mesmo tempo uma vertente punitiva e classificatória, pois nem todos os pais têm a possibilidade de realizar a tarefa junto às crianças, tampouco são todas as crianças que conseguem realizá-la sem a supervisão das professoras. visão experiencial das professoras, porém sabe-se pouco teoricamente, pois aparentemente é ignorada na formação de professores e em discussões de planejamento. A TC é muito calcada nos conhecimentos experienciais, não existindo abundância de estudos, pesquisas e reflexões aprofundadas sobre essa prática tão cotidiana.
Keywords: Tarefa de casa
Dever de casa
Didática
Formação docente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NUNES, Izabella Anaja Romão de Paula. Tarefa de casa na educação brasileira: cenário das discussões na atualidade. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37876
Date of defense: 23-Nov-2022
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TarefaCasaEducação.pdfTCC730.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons