Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37813
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4319-0785
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Homens na Educação Infantil: desafios e perspectivas de professores atuantes na rede municipal de um município do Triângulo Mineiro
Título(s) alternativo(s): Men in Early Childhood Education: challenges and perspectives of teachers working in the municipal network of a municipality in the Triângulo Mineiro
Autor(es): Silva, Daniel José da
Primeiro orientador: Prado, Vagner Matias do
Primeiro membro da banca: Silva, Elenita Pinheiro Queiroz
Segundo membro da banca: Santos, Sandro VinÌcius Sales dos
Resumo: Vinculada a Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades, a presente pesquisa teve como objetivo identificar desafios e perspectivas sobre o trabalho de homens, atuantes como professores regentes na Educação Infantil, em um município situado na região do Triângulo Mineiro. A pesquisa exploratória de abordagem qualitativa “suleou” o estudo. Os instrumentos para a geração de dados foram um questionário, com questões abertas e fechadas, e a condução de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo três professores. Como resultados a pesquisa mostrou que homens que adentram o espaço escolar de educação de crianças pequenas se deparam com desafios, entraves, limites e interdições que precisam ser superados. Todos os participantes, afirmaram que vivenciaram situações constrangedoras e preconceituosas em relação a higienização e cuidado com os corpos das crianças, fazendo com que o cuidado e a educação das crianças sejam causas constantes de interdições e tentativas de rechaçá-los. Que os desafios vivenciados por esses sujeitos, são os mesmos que foram encontrados em pesquisas desenvolvidas a mais de 30 anos. Entretanto, observamos que alguns entraves pontuados em pesquisas anteriores já apresentam sinais de superação. Como por exemplo, a questão do baixo salário e da desvalorização da profissão docente para os homens nesta etapa da educação. Quanto às perspectivas sobre a presença de homens junto à docência na primeira infância. Nossas observações evidenciaram três pontos de vista diferentes: 1) Perspectivas atreladas a uma expectativa de mudança no contexto político do governo brasileiro, seja tanto no âmbito geral, quanto no âmbito das políticas públicas educacionais. 2) Perspectiva de dias melhores, em que as pessoas estão se abrindo para novas configurações sociais, especificamente para uma ressignificação da divisão sexual do trabalho. 3) Perspectiva creditada às redes sociais. Proporcionando relações que sirvam de inspiração, motivação e suporte para novos homens professores. No qual essas redes sociais convirjam em potência produtora de engajamentos. Evidenciamos que mesmo com pontos de vista diferentes, todos participantes acreditam em um cenário melhor, onde mais homens ingressarão no magistério da Educação Infantil.
Abstract: Linked to the Educational Knowledge and Practices Research Line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia and to the Education, Sexuality and Performativity Research Group, this research aimed to identify challenges and perspectives on the work of men, active in as regent teachers in Early Childhood Education, in a municipality located in the Triângulo Mineiro region. The exploratory research with a qualitative approach “guided” the study. The instruments for data generation were a questionnaire, with open and closed questions, and conducting semi-structured interviews. Three teachers participated in the study. As a result, the research showed that men who enter the school space for the education of young children are faced with challenges, obstacles, limits, and interdictions that need to be overcome. All participants stated that they experienced embarrassing and prejudiced situations in relation to hygiene and care for children's bodies, making the care and education of children constant causes of interdictions and attempts to reject them. That the challenges experienced by these subjects are the same as those found in research carried out over 30 years ago. However, we observed that some obstacles pointed out in previous surveys already show signs of overcoming. For example, the issue of low wages and the devaluation of the teaching profession for men at this stage of education. Regarding the perspectives on the presence of men in early childhood teaching. Our observations showed three different points of view: 1) Perspectives linked to an expectation of change in the political context of the Brazilian government, both in the general scope and in the scope of educational public policies. 2) Perspective of better days, in which people are opening to new social configurations, specifically to a re-signification of the sexual division of labor. 3) Perspective credited to social networks. Providing relationships that serve as inspiration, motivation, and support for new male teachers. In which these social networks converge in a potential producer of engagements. We showed that even with different points of view, all participants believe in a better scenario, where more men will join the teaching profession of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Trabalho Docente
Educação Infantil
Gênero
Homens
Masculinidades
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Daniel José da. Homens na Educação Infantil: desafios e perspectivas de professores atuantes na rede municipal de um município do Triângulo Mineiro. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7050.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7050
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37813
Data de defesa: 14-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HomensEducacaoInfantil (1).pdf4.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons