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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37813
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-4319-0785 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Homens na Educação Infantil: desafios e perspectivas de professores atuantes na rede municipal de um município do Triângulo Mineiro |
Título (s) alternativo (s): | Men in Early Childhood Education: challenges and perspectives of teachers working in the municipal network of a municipality in the Triângulo Mineiro |
Autor: | Silva, Daniel José da |
Primer orientador: | Prado, Vagner Matias do |
Primer miembro de la banca: | Silva, Elenita Pinheiro Queiroz |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Sandro VinÌcius Sales dos |
Resumen: | Vinculada a Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades, a presente pesquisa teve como objetivo identificar desafios e perspectivas sobre o trabalho de homens, atuantes como professores regentes na Educação Infantil, em um município situado na região do Triângulo Mineiro. A pesquisa exploratória de abordagem qualitativa “suleou” o estudo. Os instrumentos para a geração de dados foram um questionário, com questões abertas e fechadas, e a condução de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo três professores. Como resultados a pesquisa mostrou que homens que adentram o espaço escolar de educação de crianças pequenas se deparam com desafios, entraves, limites e interdições que precisam ser superados. Todos os participantes, afirmaram que vivenciaram situações constrangedoras e preconceituosas em relação a higienização e cuidado com os corpos das crianças, fazendo com que o cuidado e a educação das crianças sejam causas constantes de interdições e tentativas de rechaçá-los. Que os desafios vivenciados por esses sujeitos, são os mesmos que foram encontrados em pesquisas desenvolvidas a mais de 30 anos. Entretanto, observamos que alguns entraves pontuados em pesquisas anteriores já apresentam sinais de superação. Como por exemplo, a questão do baixo salário e da desvalorização da profissão docente para os homens nesta etapa da educação. Quanto às perspectivas sobre a presença de homens junto à docência na primeira infância. Nossas observações evidenciaram três pontos de vista diferentes: 1) Perspectivas atreladas a uma expectativa de mudança no contexto político do governo brasileiro, seja tanto no âmbito geral, quanto no âmbito das políticas públicas educacionais. 2) Perspectiva de dias melhores, em que as pessoas estão se abrindo para novas configurações sociais, especificamente para uma ressignificação da divisão sexual do trabalho. 3) Perspectiva creditada às redes sociais. Proporcionando relações que sirvam de inspiração, motivação e suporte para novos homens professores. No qual essas redes sociais convirjam em potência produtora de engajamentos. Evidenciamos que mesmo com pontos de vista diferentes, todos participantes acreditam em um cenário melhor, onde mais homens ingressarão no magistério da Educação Infantil. |
Abstract: | Linked to the Educational Knowledge and Practices Research Line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia and to the Education, Sexuality and Performativity Research Group, this research aimed to identify challenges and perspectives on the work of men, active in as regent teachers in Early Childhood Education, in a municipality located in the Triângulo Mineiro region. The exploratory research with a qualitative approach “guided” the study. The instruments for data generation were a questionnaire, with open and closed questions, and conducting semi-structured interviews. Three teachers participated in the study. As a result, the research showed that men who enter the school space for the education of young children are faced with challenges, obstacles, limits, and interdictions that need to be overcome. All participants stated that they experienced embarrassing and prejudiced situations in relation to hygiene and care for children's bodies, making the care and education of children constant causes of interdictions and attempts to reject them. That the challenges experienced by these subjects are the same as those found in research carried out over 30 years ago. However, we observed that some obstacles pointed out in previous surveys already show signs of overcoming. For example, the issue of low wages and the devaluation of the teaching profession for men at this stage of education. Regarding the perspectives on the presence of men in early childhood teaching. Our observations showed three different points of view: 1) Perspectives linked to an expectation of change in the political context of the Brazilian government, both in the general scope and in the scope of educational public policies. 2) Perspective of better days, in which people are opening to new social configurations, specifically to a re-signification of the sexual division of labor. 3) Perspective credited to social networks. Providing relationships that serve as inspiration, motivation, and support for new male teachers. In which these social networks converge in a potential producer of engagements. We showed that even with different points of view, all participants believe in a better scenario, where more men will join the teaching profession of Early Childhood Education. |
Palabras clave: | Trabalho Docente Educação Infantil Gênero Homens Masculinidades |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SILVA, Daniel José da. Homens na Educação Infantil: desafios e perspectivas de professores atuantes na rede municipal de um município do Triângulo Mineiro. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7050. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7050 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37813 |
Fecha de defensa: | 14-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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