Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37629
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8931-3544
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A casa do tombo: o desenho de locação como prática memorialista em Uberlândia-mg
Autor(es): Borges, Leonardo Euripedes Nelson
Primeiro orientador: Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
Primeiro membro da banca: Spini, Ana Paula
Segundo membro da banca: Silva, Elsieni Coelho da
Resumo: Uberlândia é uma cidade com gigantesco crescimento demográfico, no entanto, os patrimônios históricos tombados se localizam em sua maioria em sua região central. A partir dessa premissa, o trabalho busca a valorização e o tombamento de locais da periferia, onde o artista Leo Borges viveu por grande parte de sua vida. A partir das produções dos desenhos de locação em diários gráficos realizados entre 2017 e 2022, o artista pretende constituir um arquivo de si, levando uma intenção autobiográfica, trazendo registros e memórias na condição de uberlandense, através da atividade memorialista do desenho. Foram realizados empréstimos de termos e metodologias da arquivologia para a construção deste projeto. São apresentados os assuntos e os elementos que fundamentam o processo: o desenho de locação, o diário gráfico, o arquivo, a Urban Sketchers e o patrimônio histórico, em diálogos com Uberlândia. Em seguida expõe-se a concepção do processo criativo dos diários gráficos (o livro do tombo e os livros-caixa-arquivo) e do arquivo, apresentando as inquietações com a memória histórica de Uberlândia e a exploração dos desenhos como potência documental para criação de um arquivo pessoal. Também se fundamenta na discussão, uma reflexão sobre o livro do tombo e os livros-caixa-arquivo sob a ótica dos livros de artista. Apresentam-se brevemente os artistas Ido Finotti e Geraldo Queiroz que, com suas pinturas de paisagem e suas contribuições para a memória histórica de Uberlândia do século XX, foram fundamentais para a construção e a inspiração do projeto. O resultado do trabalho consiste na organização do arquivo a partir de três diários gráficos em formatos distintos, com 68 desenhos que representam patrimônios históricos e lugares de Uberlândia importantes para o artista. Espera-se, através do desenho, constituir uma imagem da Uberlândia da época do artista e valorizar a cidade em tempos passados.
Abstract: Uberlândia is a city with gigantic demographic growth, however, the listed historical heritage sites are mostly located in its central region. Based on this premise, the work seeks to value and protect places on the periphery, where the artist Leo Borges lived for most of his life. From the productions of the location drawings in graphic diaries made between 2017 and 2022, the artist intends to constitute an archive of himself, taking an autobiographical intention, bringing records and memories in the condition of Uberlandense, through the memorialist activity of drawing. Terms and methodologies were borrowed from archival science for the construction of this project. The subjects and elements that underlie the process are presented: the location design, the graphic diary, the archive, Urban Sketchers and historical heritage, in dialogues with Uberlândia. Next, the conception of the creative process of the graphic diaries (the book of the tomb and the archive-box-books) and of the archive is exposed, presenting the concerns with the historical memory of Uberlândia and the exploration of the drawings as a documental power for the creation of a personal file. It is also based on the discussion, a reflection on the book of the tombo and the box-archive books from the perspective of artist's books. The artists Ido Finotti and Geraldo Queiroz are briefly introduced, who, with their landscape paintings and their contributions to the historical memory of Uberlândia in the 20th century, were fundamental to the construction and inspiration of the project. The result of the work consists of organizing the file from three graphic diaries in different formats, with 68 drawings that represent historical heritage and important places in Uberlândia for the artist. It is expected, through drawing, to constitute an image of Uberlândia from the artist's time and to value the city in past times.
Palavras-chave: Desenho de locação
Location design
Arquivo
Archive
Diário gráfico
Graphic diary
Patrimônio histórico
Historical heritage
Uberlândia
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Leonardo Euripedes Nelson. A casa do tombo: o desenho de locação como prática memorialista em Uberlândia-mg. 2023. 205 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37629
Data de defesa: 26-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CasaTomboDesenho.pdfTCC34.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons