Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Leonardo Euripedes Nelson-
dc.date.accessioned2023-03-31T17:44:26Z-
dc.date.available2023-03-31T17:44:26Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationBORGES, Leonardo Euripedes Nelson. A casa do tombo: o desenho de locação como prática memorialista em Uberlândia-mg. 2023. 205 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37629-
dc.description.abstractUberlândia is a city with gigantic demographic growth, however, the listed historical heritage sites are mostly located in its central region. Based on this premise, the work seeks to value and protect places on the periphery, where the artist Leo Borges lived for most of his life. From the productions of the location drawings in graphic diaries made between 2017 and 2022, the artist intends to constitute an archive of himself, taking an autobiographical intention, bringing records and memories in the condition of Uberlandense, through the memorialist activity of drawing. Terms and methodologies were borrowed from archival science for the construction of this project. The subjects and elements that underlie the process are presented: the location design, the graphic diary, the archive, Urban Sketchers and historical heritage, in dialogues with Uberlândia. Next, the conception of the creative process of the graphic diaries (the book of the tomb and the archive-box-books) and of the archive is exposed, presenting the concerns with the historical memory of Uberlândia and the exploration of the drawings as a documental power for the creation of a personal file. It is also based on the discussion, a reflection on the book of the tombo and the box-archive books from the perspective of artist's books. The artists Ido Finotti and Geraldo Queiroz are briefly introduced, who, with their landscape paintings and their contributions to the historical memory of Uberlândia in the 20th century, were fundamental to the construction and inspiration of the project. The result of the work consists of organizing the file from three graphic diaries in different formats, with 68 drawings that represent historical heritage and important places in Uberlândia for the artist. It is expected, through drawing, to constitute an image of Uberlândia from the artist's time and to value the city in past times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesenho de locaçãopt_BR
dc.subjectLocation designpt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectArchivept_BR
dc.subjectDiário gráficopt_BR
dc.subjectGraphic diarypt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectHistorical heritagept_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleA casa do tombo: o desenho de locação como prática memorialista em Uberlândia-mgpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1019869287296019pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoUberlândia é uma cidade com gigantesco crescimento demográfico, no entanto, os patrimônios históricos tombados se localizam em sua maioria em sua região central. A partir dessa premissa, o trabalho busca a valorização e o tombamento de locais da periferia, onde o artista Leo Borges viveu por grande parte de sua vida. A partir das produções dos desenhos de locação em diários gráficos realizados entre 2017 e 2022, o artista pretende constituir um arquivo de si, levando uma intenção autobiográfica, trazendo registros e memórias na condição de uberlandense, através da atividade memorialista do desenho. Foram realizados empréstimos de termos e metodologias da arquivologia para a construção deste projeto. São apresentados os assuntos e os elementos que fundamentam o processo: o desenho de locação, o diário gráfico, o arquivo, a Urban Sketchers e o patrimônio histórico, em diálogos com Uberlândia. Em seguida expõe-se a concepção do processo criativo dos diários gráficos (o livro do tombo e os livros-caixa-arquivo) e do arquivo, apresentando as inquietações com a memória histórica de Uberlândia e a exploração dos desenhos como potência documental para criação de um arquivo pessoal. Também se fundamenta na discussão, uma reflexão sobre o livro do tombo e os livros-caixa-arquivo sob a ótica dos livros de artista. Apresentam-se brevemente os artistas Ido Finotti e Geraldo Queiroz que, com suas pinturas de paisagem e suas contribuições para a memória histórica de Uberlândia do século XX, foram fundamentais para a construção e a inspiração do projeto. O resultado do trabalho consiste na organização do arquivo a partir de três diários gráficos em formatos distintos, com 68 desenhos que representam patrimônios históricos e lugares de Uberlândia importantes para o artista. Espera-se, através do desenho, constituir uma imagem da Uberlândia da época do artista e valorizar a cidade em tempos passados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration205pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode132117077-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CasaTomboDesenho.pdfTCC34.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons