Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2602-7418 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
Título (s) alternativo (s): | Case study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing. |
Autor: | Machado, Mariane Cassia Souza |
Primer orientador: | Melo, Roberta Maira de |
Primer miembro de la banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
Segundo miembro de la banca: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
Resumen: | Essa monográfica é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir questões sobre desenho infantil e sua relação com a escrita no ensino das crianças. A pesquisa teve início com o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abortam o tema. Após a leitura do material selecionado, foi realizada uma análise dos textos, que aponta a relação do aprendizado da escrita com o sistema de representação do desenho, trazendo o mesmo como um precursor da escrita. A monografia discorre sobre semelhanças e diferenças entre os sistemas de representação desenho e escrita, transpassados e apontados pela perspectiva dos autores escolhidos sobre a temática e como está inserida na vida e possivelmente nas vivencias. Foi realizada também a análise de atividades feitas com crianças entre 5 e 7 anos a fim de perceber o paralelo entre os sistemas de representação do desenho e da escrita na aprendizagem. |
Abstract: | This monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning. |
Palabras clave: | Desenho Escrita Sistema de representação Aprendizagem Desenho infantil Alfabetização Drawing Writing Representation system Learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558 |
Fecha de defensa: | 6-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoCasoCrianças.pdf | TCC | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.