Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Mariane Cassia Souza-
dc.date.accessioned2023-03-17T12:37:35Z-
dc.date.available2023-03-17T12:37:35Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationMACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558-
dc.description.abstractThis monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSistema de representaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectRepresentation systempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEstudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.pt_BR
dc.title.alternativeCase study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa monográfica é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir questões sobre desenho infantil e sua relação com a escrita no ensino das crianças. A pesquisa teve início com o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abortam o tema. Após a leitura do material selecionado, foi realizada uma análise dos textos, que aponta a relação do aprendizado da escrita com o sistema de representação do desenho, trazendo o mesmo como um precursor da escrita. A monografia discorre sobre semelhanças e diferenças entre os sistemas de representação desenho e escrita, transpassados e apontados pela perspectiva dos autores escolhidos sobre a temática e como está inserida na vida e possivelmente nas vivencias. Foi realizada também a análise de atividades feitas com crianças entre 5 e 7 anos a fim de perceber o paralelo entre os sistemas de representação do desenho e da escrita na aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.orcid.putcode131075293-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoCasoCrianças.pdfTCC1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.