Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2602-7418 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
Alternate title (s): | Case study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing. |
Author: | Machado, Mariane Cassia Souza |
First Advisor: | Melo, Roberta Maira de |
First member of the Committee: | Silva, Elsieni Coelho da |
Second member of the Committee: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
Summary: | Essa monográfica é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir questões sobre desenho infantil e sua relação com a escrita no ensino das crianças. A pesquisa teve início com o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abortam o tema. Após a leitura do material selecionado, foi realizada uma análise dos textos, que aponta a relação do aprendizado da escrita com o sistema de representação do desenho, trazendo o mesmo como um precursor da escrita. A monografia discorre sobre semelhanças e diferenças entre os sistemas de representação desenho e escrita, transpassados e apontados pela perspectiva dos autores escolhidos sobre a temática e como está inserida na vida e possivelmente nas vivencias. Foi realizada também a análise de atividades feitas com crianças entre 5 e 7 anos a fim de perceber o paralelo entre os sistemas de representação do desenho e da escrita na aprendizagem. |
Abstract: | This monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning. |
Keywords: | Desenho Escrita Sistema de representação Aprendizagem Desenho infantil Alfabetização Drawing Writing Representation system Learning |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558 |
Date of defense: | 6-Feb-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoCasoCrianças.pdf | TCC | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.