Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Giselle Corrêa de-
dc.date.accessioned2023-03-15T12:43:33Z-
dc.date.available2023-03-15T12:43:33Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Giselle Corrêa de. Tecnologias digitais e educação matemática em tempos de pandemia: um estudo acerca da mobilização de saberes em um curso de formação de professores. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37531-
dc.description.abstractThis research emerged as one of the results of the project Etnomatemática, modelagem matemática e formação de professores: possibilidades de implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática, and sought, as from the interview of two teachers in basic education from Ituiutaba – MG, to understand how teachers in basic education linked to the project mobilize knowledge related to digital technologies. Based on ethnomathematics, teacher training and digital technologies, this work brings Ubiratan D'Ambrosio as a reference. The research sought to analyze limits and possibilities in the use of digital tools in the research and classroom context; and understand the interfaces that arise in the relationship between digital technologies and education for ethnic-racial relations (in a context of remote teaching considering the pandemic period). Of a qualitative nature, this work used the NVivo software as a support for data categorization; which was carried out from the analysis of the collected materials and brought, as a conclusion, the mobilization of other knowledge besides the use of digital technologies in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectSBEMpt_BR
dc.subjectFases da cultura digitalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCEERTpt_BR
dc.subjectEntrevista semiestruturadapt_BR
dc.subjectCategorização de dadospt_BR
dc.subjectNuvem de palavraspt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectPhases of digital culturept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectSemi-structured interviewpt_BR
dc.subjectData categorizationpt_BR
dc.subjectWordcloudpt_BR
dc.titleTecnologias digitais e educação matemática em tempos de pandemia: um estudo acerca da mobilização de saberes em um curso de formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeDigital Technologies and Mathematics Education during the pandemic: a study about the mobilization of knowledge in a teacher training coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiane Coppe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Viviane de Andrade Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2432319828352437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314091741278353pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surgiu como um dos resultados do projeto Etnomatemática, modelagem matemática e formação de professores: possibilidades de implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática, e buscou, a partir da entrevista com duas professoras da rede básica da cidade de Ituiutaba – MG, entender de que modo os professores da educação básica ligados ao projeto mobilizam saberes referentes às tecnologias digitais. Fundamentado na etnomatemática, na formação de professores e nas tecnologias digitais, este trabalho traz Ubiratan D’Ambrosio como um referencial. A pesquisa buscou analisar limites e possibilidades na utilização de ferramentas digitais no contexto pesquisa e sala de aula; e compreender as interfaces que surgem na relação tecnologias digitais e educação para as relações étnico-raciais (em um contexto de ensino remoto considerando a pandemia). De cunho qualitativo, este trabalho utilizou o software NVivo como apoio para a categorização de dados; que foi realizada a partir da análise dos materiais coletados e trouxe, como conclusão, a mobilização de outros saberes além do uso das tecnologias digitais em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration90pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiaDigitaisEducação.pdfTCC3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.