Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37531
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Giselle Corrêa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T12:43:33Z | - |
dc.date.available | 2023-03-15T12:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Giselle Corrêa de. Tecnologias digitais e educação matemática em tempos de pandemia: um estudo acerca da mobilização de saberes em um curso de formação de professores. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37531 | - |
dc.description.abstract | This research emerged as one of the results of the project Etnomatemática, modelagem matemática e formação de professores: possibilidades de implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática, and sought, as from the interview of two teachers in basic education from Ituiutaba – MG, to understand how teachers in basic education linked to the project mobilize knowledge related to digital technologies. Based on ethnomathematics, teacher training and digital technologies, this work brings Ubiratan D'Ambrosio as a reference. The research sought to analyze limits and possibilities in the use of digital tools in the research and classroom context; and understand the interfaces that arise in the relationship between digital technologies and education for ethnic-racial relations (in a context of remote teaching considering the pandemic period). Of a qualitative nature, this work used the NVivo software as a support for data categorization; which was carried out from the analysis of the collected materials and brought, as a conclusion, the mobilization of other knowledge besides the use of digital technologies in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | SBEM | pt_BR |
dc.subject | Fases da cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | CEERT | pt_BR |
dc.subject | Entrevista semiestruturada | pt_BR |
dc.subject | Categorização de dados | pt_BR |
dc.subject | Nuvem de palavras | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_BR |
dc.subject | Phases of digital culture | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Semi-structured interview | pt_BR |
dc.subject | Data categorization | pt_BR |
dc.subject | Wordcloud | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais e educação matemática em tempos de pandemia: um estudo acerca da mobilização de saberes em um curso de formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital Technologies and Mathematics Education during the pandemic: a study about the mobilization of knowledge in a teacher training course | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cristiane Coppe | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pires, Rogério Fernando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Viviane de Andrade Vieira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2432319828352437 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314091741278353 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho surgiu como um dos resultados do projeto Etnomatemática, modelagem matemática e formação de professores: possibilidades de implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática, e buscou, a partir da entrevista com duas professoras da rede básica da cidade de Ituiutaba – MG, entender de que modo os professores da educação básica ligados ao projeto mobilizam saberes referentes às tecnologias digitais. Fundamentado na etnomatemática, na formação de professores e nas tecnologias digitais, este trabalho traz Ubiratan D’Ambrosio como um referencial. A pesquisa buscou analisar limites e possibilidades na utilização de ferramentas digitais no contexto pesquisa e sala de aula; e compreender as interfaces que surgem na relação tecnologias digitais e educação para as relações étnico-raciais (em um contexto de ensino remoto considerando a pandemia). De cunho qualitativo, este trabalho utilizou o software NVivo como apoio para a categorização de dados; que foi realizada a partir da análise dos materiais coletados e trouxe, como conclusão, a mobilização de outros saberes além do uso das tecnologias digitais em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 90 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TecnologiaDigitaisEducação.pdf | TCC | 3.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.