Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37531
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tecnologias digitais e educação matemática em tempos de pandemia: um estudo acerca da mobilização de saberes em um curso de formação de professores
Título(s) alternativo(s): Digital Technologies and Mathematics Education during the pandemic: a study about the mobilization of knowledge in a teacher training course
Autor(es): Souza, Giselle Corrêa de
Primeiro orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe
Segundo membro da banca: Pires, Rogério Fernando
Terceiro membro da banca: Almeida, Viviane de Andrade Vieira
Resumo: Este trabalho surgiu como um dos resultados do projeto Etnomatemática, modelagem matemática e formação de professores: possibilidades de implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática, e buscou, a partir da entrevista com duas professoras da rede básica da cidade de Ituiutaba – MG, entender de que modo os professores da educação básica ligados ao projeto mobilizam saberes referentes às tecnologias digitais. Fundamentado na etnomatemática, na formação de professores e nas tecnologias digitais, este trabalho traz Ubiratan D’Ambrosio como um referencial. A pesquisa buscou analisar limites e possibilidades na utilização de ferramentas digitais no contexto pesquisa e sala de aula; e compreender as interfaces que surgem na relação tecnologias digitais e educação para as relações étnico-raciais (em um contexto de ensino remoto considerando a pandemia). De cunho qualitativo, este trabalho utilizou o software NVivo como apoio para a categorização de dados; que foi realizada a partir da análise dos materiais coletados e trouxe, como conclusão, a mobilização de outros saberes além do uso das tecnologias digitais em sala de aula.
Abstract: This research emerged as one of the results of the project Etnomatemática, modelagem matemática e formação de professores: possibilidades de implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática, and sought, as from the interview of two teachers in basic education from Ituiutaba – MG, to understand how teachers in basic education linked to the project mobilize knowledge related to digital technologies. Based on ethnomathematics, teacher training and digital technologies, this work brings Ubiratan D'Ambrosio as a reference. The research sought to analyze limits and possibilities in the use of digital tools in the research and classroom context; and understand the interfaces that arise in the relationship between digital technologies and education for ethnic-racial relations (in a context of remote teaching considering the pandemic period). Of a qualitative nature, this work used the NVivo software as a support for data categorization; which was carried out from the analysis of the collected materials and brought, as a conclusion, the mobilization of other knowledge besides the use of digital technologies in the classroom.
Palavras-chave: Saberes docentes
SBEM
Fases da cultura digital
Pandemia
CEERT
Entrevista semiestruturada
Categorização de dados
Nuvem de palavras
Teaching knowledge
Phases of digital culture
Pandemic
Semi-structured interview
Data categorization
Wordcloud
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Giselle Corrêa de. Tecnologias digitais e educação matemática em tempos de pandemia: um estudo acerca da mobilização de saberes em um curso de formação de professores. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37531
Data de defesa: 30-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiaDigitaisEducação.pdfTCC3.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.