Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37449
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Guimarães Rosa atravessando os caminhos da sala de aula |
Autor(es): | Nascimento, Fernanda Martins do |
Primeiro orientador: | Soares, Leonardo Francisco |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Carolina Duarte Damasceno |
Segundo membro da banca: | Lima Junior, Walter Guarnier de |
Resumo: | Este trabalho teve, como ponto de partida, uma questão aparentemente simples: como é abordada a obra de João Guimarães Rosa no livro didático principalmente nos últimos anos da educação básica brasileira? A resposta, porém, se apresenta tão complexa quanto os meandros do ensino de literatura no país, pois depende muito da perspicácia individual do professor em sala de aula, aquele que se desafia transpor o promovido pelo livro didático apenas. O que se objetiva ainda, aqui, é percorrer as nuances do que é ser um escritor como Rosa, como sua escrita pode, por meio de atividades bem elaboradas, influenciar o estudante a enveredar por sua obra cerceando autorreflexões, além das particularidades da linguagem empregada em seus textos para além do mote “regionalismo” tão enfatizado nos livros didáticos, em geral. Alguns conceitos da literatura e seu ensino são ponderados sob a ótica de estudiosos como Barthes (2004), Calvino (1993), Candido (2004), Cosson (2014), dentre outros, tão importantes quanto. Como sugestão para o início de uma caminhada pedagógica que transcende os limites institualizados nos livros didáticos, ratifica-se uma atividade didática - a ciranda dialógica: projeto bem-sucedido, realizado na região noroeste de Minas pela professora Rosa Amélia Pereira da Silva (2016). |
Palavras-chave: | Ensino de Literatura João Guimarães Rosa Livro didático Ciranda dialógica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | NASCIMENTO, Fernanda Martins do. Guimarães Rosa atravessando os caminhos da sala de aula. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37449 |
Data de defesa: | 6-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GuimarãesRosaAtravessando.pdf | 492.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.