Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Fernanda Martins do-
dc.date.accessioned2023-03-07T17:13:15Z-
dc.date.available2023-03-07T17:13:15Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fernanda Martins do. Guimarães Rosa atravessando os caminhos da sala de aula. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37449-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectJoão Guimarães Rosapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCiranda dialógicapt_BR
dc.titleGuimarães Rosa atravessando os caminhos da sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Carolina Duarte Damasceno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Junior, Walter Guarnier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1781053342323073pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve, como ponto de partida, uma questão aparentemente simples: como é abordada a obra de João Guimarães Rosa no livro didático principalmente nos últimos anos da educação básica brasileira? A resposta, porém, se apresenta tão complexa quanto os meandros do ensino de literatura no país, pois depende muito da perspicácia individual do professor em sala de aula, aquele que se desafia transpor o promovido pelo livro didático apenas. O que se objetiva ainda, aqui, é percorrer as nuances do que é ser um escritor como Rosa, como sua escrita pode, por meio de atividades bem elaboradas, influenciar o estudante a enveredar por sua obra cerceando autorreflexões, além das particularidades da linguagem empregada em seus textos para além do mote “regionalismo” tão enfatizado nos livros didáticos, em geral. Alguns conceitos da literatura e seu ensino são ponderados sob a ótica de estudiosos como Barthes (2004), Calvino (1993), Candido (2004), Cosson (2014), dentre outros, tão importantes quanto. Como sugestão para o início de uma caminhada pedagógica que transcende os limites institualizados nos livros didáticos, ratifica-se uma atividade didática - a ciranda dialógica: projeto bem-sucedido, realizado na região noroeste de Minas pela professora Rosa Amélia Pereira da Silva (2016).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuimarãesRosaAtravessando.pdf492.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.