Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Fernanda Martins do | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T17:13:15Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T17:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Fernanda Martins do. Guimarães Rosa atravessando os caminhos da sala de aula. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37449 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | João Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ciranda dialógica | pt_BR |
dc.title | Guimarães Rosa atravessando os caminhos da sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Leonardo Francisco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8507310300864306 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Carolina Duarte Damasceno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566237779883160 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima Junior, Walter Guarnier de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1781053342323073 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve, como ponto de partida, uma questão aparentemente simples: como é abordada a obra de João Guimarães Rosa no livro didático principalmente nos últimos anos da educação básica brasileira? A resposta, porém, se apresenta tão complexa quanto os meandros do ensino de literatura no país, pois depende muito da perspicácia individual do professor em sala de aula, aquele que se desafia transpor o promovido pelo livro didático apenas. O que se objetiva ainda, aqui, é percorrer as nuances do que é ser um escritor como Rosa, como sua escrita pode, por meio de atividades bem elaboradas, influenciar o estudante a enveredar por sua obra cerceando autorreflexões, além das particularidades da linguagem empregada em seus textos para além do mote “regionalismo” tão enfatizado nos livros didáticos, em geral. Alguns conceitos da literatura e seu ensino são ponderados sob a ótica de estudiosos como Barthes (2004), Calvino (1993), Candido (2004), Cosson (2014), dentre outros, tão importantes quanto. Como sugestão para o início de uma caminhada pedagógica que transcende os limites institualizados nos livros didáticos, ratifica-se uma atividade didática - a ciranda dialógica: projeto bem-sucedido, realizado na região noroeste de Minas pela professora Rosa Amélia Pereira da Silva (2016). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.sizeorduration | 42 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GuimarãesRosaAtravessando.pdf | 492.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.