Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37420
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-02-28
Título: Ritmo e Poesia: potencialidades do Rap como mediador em processos educacionais e na atuação em Psicologia Escolar
Autor: Duarte, Lucas Yago Rodrigues
Primer orientador: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Primer miembro de la banca: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Segundo miembro de la banca: Lima, Luciana Pereira
Resumen: Este trabalho teve o objetivo de discutir os sentidos e significados presentes em algumas composições de 2019 e 2020, de dois artistas do Rap nacional, Djonga e Rashid, a fim de explorar o potencial educativo e pedagógico no Rap e investigar as possibilidades de sua utilização pela Psicologia Escolar, no trabalho de psicólogos escolares e na mediação de processos educacionais. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que realiza a análise de cinco músicas a partir da identificação dos núcleos de significação como meio para a apreensão dos sentidos. Mediante o processo de análise, utilizando as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, foi possível elencarmos dois grandes núcleos de significação, os quais denominamos “As Contradições do Sistema Capitalista” e “A Arte e o Rap como via para ascensão social, combate e resistência ao racismo e superação das desigualdades”. Através das discussões empreendidadas nesta produção, defendemos que o Rap é um instrumento artístico-pedagógico e um mediador do conhecimento e dos processos psíquicos. Além disso, reconhecemos no Rap o seu potencial de ressignificar existências e ser uma via para a expressão, identificação, superação e resistência, mediante sua função de promover autonomia, conscientização, protagonismo e instigar esperança em espaços de hostilidade e violência. Por fim, acreditamos nas inúmeras possibilidades de atuação da Psicologia Escolar a partir de sua articulação com a Educação, a Arte, o Rap e o movimento Hip Hop.
Palabras clave: Rap
Educação
Hip Hop
Historical-cultural psychology
Psicologia histórico-cultural
School psychology
Psicologia escolar
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DUARTE, Lucas Yago Rodrigues. Ritmo e poesia: potencialidades do rap como mediador em processos educacionais e na atuação em psicologia escolar. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37420
Fecha de defensa: 28-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RitmoPoesiaPotencialidades.pdf
  Hasta 2025-02-28
913.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.