Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37420
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2025-02-28 |
Título: | Ritmo e Poesia: potencialidades do Rap como mediador em processos educacionais e na atuação em Psicologia Escolar |
Autor: | Duarte, Lucas Yago Rodrigues |
Primer orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Primer miembro de la banca: | Rezende, Paula Cristina Medeiros |
Segundo miembro de la banca: | Lima, Luciana Pereira |
Resumen: | Este trabalho teve o objetivo de discutir os sentidos e significados presentes em algumas composições de 2019 e 2020, de dois artistas do Rap nacional, Djonga e Rashid, a fim de explorar o potencial educativo e pedagógico no Rap e investigar as possibilidades de sua utilização pela Psicologia Escolar, no trabalho de psicólogos escolares e na mediação de processos educacionais. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que realiza a análise de cinco músicas a partir da identificação dos núcleos de significação como meio para a apreensão dos sentidos. Mediante o processo de análise, utilizando as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, foi possível elencarmos dois grandes núcleos de significação, os quais denominamos “As Contradições do Sistema Capitalista” e “A Arte e o Rap como via para ascensão social, combate e resistência ao racismo e superação das desigualdades”. Através das discussões empreendidadas nesta produção, defendemos que o Rap é um instrumento artístico-pedagógico e um mediador do conhecimento e dos processos psíquicos. Além disso, reconhecemos no Rap o seu potencial de ressignificar existências e ser uma via para a expressão, identificação, superação e resistência, mediante sua função de promover autonomia, conscientização, protagonismo e instigar esperança em espaços de hostilidade e violência. Por fim, acreditamos nas inúmeras possibilidades de atuação da Psicologia Escolar a partir de sua articulação com a Educação, a Arte, o Rap e o movimento Hip Hop. |
Palabras clave: | Rap Educação Hip Hop Historical-cultural psychology Psicologia histórico-cultural School psychology Psicologia escolar Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | DUARTE, Lucas Yago Rodrigues. Ritmo e poesia: potencialidades do rap como mediador em processos educacionais e na atuação em psicologia escolar. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37420 |
Fecha de defensa: | 28-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RitmoPoesiaPotencialidades.pdf Hasta 2025-02-28 | 913.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.