Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, Lucas Yago Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:02:19Z-
dc.date.available2023-03-06T19:02:19Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationDUARTE, Lucas Yago Rodrigues. Ritmo e poesia: potencialidades do rap como mediador em processos educacionais e na atuação em psicologia escolar. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37420-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectSchool psychologypt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleRitmo e Poesia: potencialidades do Rap como mediador em processos educacionais e na atuação em Psicologia Escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Luciana Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1191795714726572pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de discutir os sentidos e significados presentes em algumas composições de 2019 e 2020, de dois artistas do Rap nacional, Djonga e Rashid, a fim de explorar o potencial educativo e pedagógico no Rap e investigar as possibilidades de sua utilização pela Psicologia Escolar, no trabalho de psicólogos escolares e na mediação de processos educacionais. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que realiza a análise de cinco músicas a partir da identificação dos núcleos de significação como meio para a apreensão dos sentidos. Mediante o processo de análise, utilizando as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, foi possível elencarmos dois grandes núcleos de significação, os quais denominamos “As Contradições do Sistema Capitalista” e “A Arte e o Rap como via para ascensão social, combate e resistência ao racismo e superação das desigualdades”. Através das discussões empreendidadas nesta produção, defendemos que o Rap é um instrumento artístico-pedagógico e um mediador do conhecimento e dos processos psíquicos. Além disso, reconhecemos no Rap o seu potencial de ressignificar existências e ser uma via para a expressão, identificação, superação e resistência, mediante sua função de promover autonomia, conscientização, protagonismo e instigar esperança em espaços de hostilidade e violência. Por fim, acreditamos nas inúmeras possibilidades de atuação da Psicologia Escolar a partir de sua articulação com a Educação, a Arte, o Rap e o movimento Hip Hop.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsA justificativa para o acesso embargado se dá pela intenção e necessidade em publicar o trabalho no formato de artigo científico.pt_BR
dc.description.embargo2025-02-28-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RitmoPoesiaPotencialidades.pdf
  Until 2025-02-28
913.56 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.