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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1317-0917
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Solidão e isolamento: formas da sensibilidade contemporânea em Trilogia da Solidão, de Cão Guimarães [2004-2014]
Título(s) alternativo(s): Loneliness and isolation: forms of contemporary sensitivity in Solidão's Trilogy, by Cao Guimarães [2004-2014]
Soledad y aislamiento: formas de sensibilidad contemporánea en la Trilogía de Solidão, de Cao Guimarães [2004-2014]
Autor(es): Fachini, Rafael Augusto
Primeiro orientador: Noronha, Gilberto Cezar de
Segundo orientador: Seixas, Jacy Alves de
Primeiro membro da banca: Bessa, Karla Adriana Martins
Segundo membro da banca: Campo, Mônica Brincalepe
Resumo: Cidades, sujeitos e sentimentos – compreender historicamente o contemporâneo. Essa é a tríade que transpassa toda a narrativa dissertativa desse estudo - um pensar a história e suas possibilidades de análise por meio do cinema, através da Trilogia da Solidão (composta pelos filmes Alma do Osso (2004), Andarilho (2007) e O Homem das Multidões (2014)), de Cao Guimarães. O trabalho, em duas movimentações, aborda a solidão e o isolamento dos indivíduos contemporâneos, dentro e fora do espaço urbano, assim como o processo de performance desses sentimentos, buscando constituir um mosaico interpretativo da solidão e seus efeitos na construção das subjetividades, por meio das obras, e colocando, para isso, vários campos em diálogo – tais como o cinema, a filosofia e a psicologia. Faz-se uma investigação do sentir em suas diversas faces e aspectos, tecendo como pressuposto a ambivalência dessa relação. Os sentimentos, neste estudo, transformam-se constantemente, é um caleidoscópio de possibilidades que produz, ao nosso modo de interpretar, uma cartografia sentimental dos indivíduos contemporâneos, como se a solidão pluralizasse em solidões, o isolamento funde-se com essa pluralidade em formas sensíveis e ambivalentes, constituindo modos de ser contemporâneos que estão historicamente fundamentados – uma busca, por meio da história, de compreensão dos fenômenos contemporâneos.
Abstract: Cities, subjects and feelings - to understand the contemporary historically. This is the triad that runs through the entire dissertative narrative of this study - a thought to history the possibilities of analysis through cinema, starting from the Trilogia da Solidão (composed by the films Alma do Osso (2004), Andarilho (2007) and O Homem das Multidões (2014)), by Cao Guimarães. The work, in two movements, addresses the loneliness and isolation of contemporary individuals, inside and outside the urban space, as well as the performance process of these feelings, seeking to constitute an interpretive mosaic of loneliness, and its effects on the construction of subjectivities, through of the works and putting, for this, several fields in dialogue - such as cinema, philosophy and psychology. In face of, an investigation of the feeling in its diverse faces and aspects, weaving as an assumption the ambivalence of this relationship. The feelings, in this study, are constantly transformed, a kaleidoscope of possibilities that produces, in our way of interpreting, a sentimental cartography in contemporary individuals, loneliness pluralizing in solitude, isolation merges with this plurality in sensitive and ambivalent forms, constituting ways of being contemporary that are historically grounded - a search, through history, to understand contemporary phenomena.
Palavras-chave: Multidão
Solidão
Isolamento
Cidade
Crowd
Loneliness
Isolation
City
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Assunto: História
Guimarães, Cao, 1965- - Crítica e interpretação
Cinema e história
Roteiros cinematográficos - História e crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: FACHINI, Rafael Augusto. Solidão e isolamento: formas das sensibilidade contemporânea em "Trilogia da Solidão" de Cão Guimarães [2004-2014]. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.439
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.439
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37419
Data de defesa: 11-Set-2020
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